COR, SABOR, ODOR: AS SINESTESIAS DO CAMINHO DA ESCOLA NA INFÂNCIA COLOR, FLAVOR, ODOR: SYNESTHESIAS OF THE SCHOOL WAY IN THE CHILDHOOD

Sinopse:

Ao longo da vida, os sujeitos são constituídos de centenas de milhares de acontecimentos que compõem sua existência. Muitos se diluem pela ação do tempo e da relevância, outros porém, ficam guardados na memória e, quando provocados, emanam com tamanha força, que trazem consigo sentimentos, sensações, lembranças que refazem toda uma narrativa sobre o que acontecera. Variados são os fatores que geram esta provocação, neste trabalho serão evidenciadas pessoas desconhecidas e que, pelas atividades que desempenham são capazes de traduzir um recorte da infância de quem observa com esta intenção. Seus labores quotidianos e as atividades diárias dos outros, aparentemente só se entrecruzam numa relação comercial esporádica, no entanto, serviram de mote para se construir uma narrativa imagética que exprimisse um texto coerente e coeso, desencadeando, dessa forma, numa aproximação entre os desconhecidos e o sujeito observador. A fim de se engendrar um texto narrativo constituído de imagens que contam, dizem, relatam, utilizou-se a fotografia sob a perspectiva etnográfica, em que deve ser obtida uma sequência de informações visuais provenientes de uma série de fotografias que mantenham uma relação entre si. Nessa perspectiva, a fotografia aproxima-se da poesia por traduzir de modo simbólico e metafórico ideias sobre o mundo que requerem do leitor o exercício da sensibilidade e da capacidade de manejar as imagens mentais que residem em sua memória. A narrativa deste trabalho remete à lembrança evocada por pessoas que trabalham informalmente com guloseimas em espaços abertos e que rememoram o traslado corriqueiro de uma criança do interior que perfaz o trajeto casa-escola-casa caminhando, impresso na memória do sujeito observador – aflorado quando este está em contato com a situação em questão e se coloca na condição de depreender as coisas que o outro tem a dizer para outros que querem ver, ouvir e sentir. À memória dá-se a capacidade de criar e modelar um acontecimento partindo-se de um fragmento pelo qual passou, pois este (fragmento) sintetiza e simboliza o todo do tempo recuperado pelas lembranças, para assim compreender o caráter universal e particular das experiências humanas através das quais o sujeito realmente reintegra um tempo perdido recuperando e restituindo vida e matéria. Nesse sentido, os profissionais retratados neste ensaio, remetem-nos, além de recordações de fatos arquivados no acervo de nossa memória, a sinestesias nas quais as cores, os sabores e os odores das guloseimas estão impressos em nossos interiores despertando as saborosas lembranças infantis do velho passeio de casa para a escola.

Palavras-chave:

Memória, Infância, Fotografia, Narrativa Imagética.

Ficha técnica:

Autores: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa; Cleonilson Rosário da Costa; Daniel dos Santos Fernandes

Fotografias: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa; Cleonilson Rosário da Costa

Direção: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa

Edição de Imagem e Texto: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa; Cleonilson Rosário da Costa

COLOR, FLAVOR, ODOR: SYNESTHESIAS OF THE SCHOOL WAY IN THE CHILDHOOD

Synopsis:

Throughout life, subjects are constituted by hundreds of thousands events that compound their existence. Some of them are blurred by the action of time and relevance; others, however, are kept in memory and, when provoked, emanate with such strength that bring with themselves feelings, sensations, remembrances that remodel a whole narrative about what happened. Many are the factors that generate this provocation. In this work, there will be presented unknown people who, by the activities that they perform, are able to translate a piece of childhood to whoever observe them with this intention. Their everyday labors and the routines of others, apparently, cross each other just on a sporadic commercial relationship, but they became an inspiration to build an imagetic narrative that could express a coherent e cohesive text, initiating, thus, an approach between strangers and the observer. In order to engender a narrative text constituted by images that tell, say, narrate, it was used photography under the ethnographic perspective, in which must be obtained a sequence of visual information from a series of photos related to each other. Through this perspective, the photography comes to poetry for translating, on a symbolic and metaphoric way, ideas about the world that require from the reader an exercise of sensibility and the capacity of managing mental images that live in their memory. The narrative of this work accesses memories evoked by people who work informally selling candies in open spaces. Those memories remake the path of a child from de countryside that accomplishes the home-school-home way on foot, as held in his/her memory as an observer – emerged when he/she gets in touch with the mentioned situation and assumes the posture of perceiving things that someone has to say to others who want to see, hear and feel. To memory is assigned the capacity of create and model an occurrence from a fragment of something that was experienced, once this one (fragment) synthetizes and symbolizes the whole time recovered by the remembrances. Thereby, it is possible to understand the universal and particular nature of the human experiences through which the subject really reintegrates the lost time, recovering and replacing life and substance. In this sense, the professionals portrayed in this essay remind us, besides remembrances of facts recorded in the repertoire our memories, the synesthesia that prints colors, flavors and odors of goodies on our minds, awakening tasty child memories of the old walkway from home to school.

Keywords:

Memory, Childhood, Photography, Imagetic Narrative.

Credits:

Authors: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa; Cleonilson Rosário da Costa; Daniel dos Santos Fernandes

Photografics: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa; Cleonilson Rosário da Costa

Direction: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa

Image editing and Text: Myrcéia Carolyne Guimarães da Costa; Cleonilson Rosário da Costa

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