Da agência da ayahuasca sobre a saúde humana: diálogos entre antropologia e micro-história
Resumo
A ayahuasca é uma beberagem utilizada por indígenas, religiosos e outros praticantes, que, entre outros motivos, fazem seu uso para buscarem a “cura” e por “transformações pessoais”. Com isso, questionamos se essa beberagem também influencia na história. Consideramos a ayahuasca como um ator não-humano (Latour, 2012), dessa maneira, com agência em escala local (Ginzburg, 1998) sobre a saúde de indivíduos e de grupos sociais, também em escala global (Revel 1998; 2010), ao assumir um status de “novo tratamento” para “problemas” de saúde pública. Assim, quisemos mapear interações históricas entre a ayahuasca e os humanos no que diz respeito à saúde. Para isso, realizamos uma etnografia em documentos, evidenciando esse como um método que possibilita o diálogo entre antropologia e micro-história, e concluímos que pelas curas individuais, de grupos sociais ou de populações, a ayahuasca demarca sua posição na história.
Referências
ALBUQUERQUE, Maria Betânia Barbosa. 2017. Plantas Professoras: Dimensões Psíquicas, Históricas e Educativas. Amazônica: Revista de Antropologia, vol 9 (1): 258-292.
______. 2018. Pedagogia da Ayahuasca: Por uma decolonização epistêmica do saber. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, vol 26 (85): 85-28.
ALVES, Gabriel. 2015. Ayahuasca melhora depressão em estudos brasileiros. Folha de S. Paulo.
(https://m.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/06/1641679-ayahuasca-melhora-depressao-em-estudos-brasileiros.shtml; acesso em 10/01/2022).
ANTUNES, Henrique Fernandes. 2012. Droga, religião e cultura: Um mapeamento da controvérsia pública sobre o uso da ayahuasca no Brasil. Mestrado. Dissertação. São Paulo: Universidade de São Paulo.
ASSIS, Glauber Loures de; RODRIGUES, Jacqueline Alves. 2017. De quem é a ayahuasca? Notas sobre a patrimonialização de uma "bebida sagrada" amazônica. Religião e Sociedade, vol 37 (3): 46-70.
ASSIS, Jussara Aparecida Santos de. 2021. Representações jornalísticas da ayahuasca: Análise de matérias do jornal Folha de S. Paulo e portal de notícias G1. Mestrado. Dissertação. Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
BARBOSA, Paulo César Ribeiro e colaborores. 2018. Assessment of alcohol and tobacco use disorders among religious users of ayahuasca. Frontiers Psychiatry, vol 9: 1-12.
BEAUD, Stéphane; WEBER, Florence. 2007. Guia para a pesquisa de campo: produzir e analisar dados etnográficos. Tradução de Sérgio Joaquim de Almeida. Petrópolis: Vozes.
BITTENCOURT, Miguel Colaço. 2016. A divinização e a enteógenia das plantas: uma introdução para o campo drogas/cultura. REIA – Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, ano 3, vol 3 (2): 162-197.
BLOCH, Marc. 2002. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora.
BOUSO, José Carlos e colaboradores. 2022. Adverse effects of ayahuasca: Results from the Global Ayahuasca Survey. PLOS Global Public Health, vol 2 (11): 3-25.
BRASIL, Janine. 2015. No AC usuários de droga tomam chá de ayahuasca e dizem se livrar de vício. G1 AC.
(http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/09/no-ac-usuarios-de-droga-tomam-cha-de-ayahuasca-para-se-livrar-do-vicio.html; acesso em 08/03/2021).
BRISSAC, Sérgio. 1999. A Estrela do Norte iluminando até o Sul. Uma etnografia da União do Vegetal em um contexto urbano. Mestrado. Dissertação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
CANDIDO, Marcos. O futuro é ancestral. 2021. ECOA UOL.
(https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/alok-lutou-contra-a-depressao-criou-instituto-social-e-achou-respostas-entre-os-mais-vulneraveis/; acesso em 28/12/2022).
CASTRO, Susana. 2018. Condescendência: estratégia pater-colonial de poder. Revista Fundamentos, vol 1 (1): 51-59.
COSTA, Luciano Martins. 1986. Mestre Pequenina lidera a União do Vegetal. Folha de S. Paulo.
CUNHA, Olívia Maria Gomes da. 2004. Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. Mana, vol 10 (2): 287-322.
______; CASTRO, Celso. 2005. Quando o campo é o arquivo. Estudos Históricos, vol 36: 3-6.
FELLET, João. 2019. Da escravidão à autonomia em 50 anos: a história de renascimento dos índios yawanawá. G1 Amazônia.
(https://g1.globo.com/natureza/amazonia/noticia/2019/11/18/da-escravidao-a-autonomia-em-50-anos-a-historia-de-renascimento-dos-indios-yawanawa.ghtml; acesso em 25/11/2022).
FERNANDES, Cícero Guella. 2011. Transformações pessoais na União do Vegetal. Doutorado. Tese. São Paulo: Universidade de São Paulo.
FERREIRA, Joarez. 1971. Aioasca – O LSD da Amazônia. O Cruzeiro.
FERREIRA, Letícia; LOWENKRON, Laura. 2020. “Encontros etnográficos com papeis e outros registros burocráticos. Possibilidades analíticas e desafios metodológicos”. In.: ______ (orgs.). Etnografia de documentos: Pesquisas antropológicas entre papeis, carimbos e burocracias. 1ª ed. Rio de Janeiro: E-papers: 5-16.
FILHO, Eduardo F. 2022. DJ Alok, o líder da tribo eletrônica. IstoÉ Gente.
(https://istoe.com.br/o-lider-da-tribo-eletronica; acesso em: 28/12/2022).
FRANÇA, Marcelo; IMPERIAL; Marco Gracie. 1984. Santo Daime - A droga sagrada da Amazônia. Manchete.
FREHSE, Fraya. 2005. Os informantes que jornais e fotografias revelam: para uma etnografia da civilidade nas ruas do passado. Estudos Históricos, vol 36: 131-156.
GALLINA, José Ricardo. 2006. Discursos e efeitos evanescentes: Uma Leitura da Imprensa Sobre o Consumo de Substâncias Psicoativas na Sociedade Brasileira. Mestrado. Dissertação. São Paulo: Universidade de São Paulo.
GINZBURG, Carlo. 1989. “O inquisidor como antropólogo: Uma analogia e suas implicações”. In.: ______. A micro-História e outros ensaios. Tradução de António Narino. Lisboa: DIFEL: 203-214.
______. 1998. O Queijo e os Vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Tradução de Maria Betânia Amoroso. 10ª reimp. São Paulo: Companhia das Letras.
GOULART, Sandra Lúcia. 2004. Contraste e Continuidades em uma Tradição Amazônica: as religiões da ayahuasca. Doutorado. Tese. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
______. 2008. “Estigmas de grupos ayahuasqueiros”. In: LABATE, Beatriz Caiuby e colaboradores. (orgs.). Drogas e cultura: Novas perspectivas. Salvador: Edufba: 251-287.
GOUVEIA, Eliane Hojaij. MARTINO, Luis Mauro Sá. 2008. Pluralismo Religioso nas Mídias Eletrônicas. Revista Nures, (8): 1-17.
GROB, S. Charles e colaboradores. 1996. Human psychopharmacology of Hoasca, a plant hallucinogen used in ritual context in Brazil. The Journal of Nervous and Mental Disease, vol 184 (2): 86-94.
HARAWAY, Donna. 2021. Manifesto das espécies companheiras: Cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradução de Pê Moreira. 1ª ed. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.
KILOMBA, Grada. 2019. Memórias de Plantação. Rio de Janeiro: Cobogó.
KOHLER, Rafaela Felipe. 2021. “‘Intra muros et orbis’: histórias da cidade sobre a cidade em Brusque/SC”. In: KRÜGER, Cauê (org.). Em campo: Olhares antropológicos. Curitiba: PUCPRESS: 31-58.
LABATE, Beatriz Caiuby. 2000. A reinvenção do uso da ayahuasca nos centros urbanos. Mestrado. Dissertação. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2000.
______. 2005. “Dimensões legais, éticas e políticas da expansão do consumo da ayahuasca”. In: ______; GOULART, Sandra Lúcia (orgs.). O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado de Letras: 397-457.
______; COUTINHO, Tiago. 2014. “O meu avô deu a ayahuasca para o Mestre Irineu”: reflexões sobre a entrada dos índios no circuito urbano de consumo de ayahuasca no Brasil. Revista de Antropologia, vol 57 (2): 215-250.
______. GOULART, Sandra Lúcia (orgs.). 2005. Uso Ritual das Plantas de Poder. Campinas: Mercado das Letras.
LABATE, Beatriz Caiuby; ROSE, Isabel Santana de; SANTOS, Rafael Guimarães dos. 2008. Religiões ayahuasqueiras: Um balanço bibliográfico. Campinas: Mercado de Letras.
LABATE, Beatriz Caiuby e colaboradores. 2014. “Effect of Santo Daime Membership on Substance Dependence”. In: LABATE, Beatriz Caiuby; CAVNAR, Clancy. The Therapeuctic Use of Ayahuasca (eds.). Berlim: Springer: 153-160.
LATOUR, Bruno. 2011. Ciência em ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedetti. 2ª ed. São Paulo: Editora Unesp.
______. Reagregando o Social. 2012. Uma introdução à teoria do Ator-Rede. Tradução de Gilson César Cardoso de Sousa. Salvador: Edufba; Bauru, SP: Edusc.
______; WOOLGAR, Steve. 1997. A vida de laboratório: A produção de fatos científicos. Tradução de Angela Ramalho Vianna. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
LIMA, Henrique Espada. 2004. E. P. Thompson e a micro-história: trocas historiográficas na seara da história social. Esboços, vol 12: 53-74.
LE GOFF, Jacques. 1990. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão et al. Campinas: Editora da Unicamp.
LEITE, Marcelo. 2018. Ayahuasca diminui sintomas de depressão em pesquisa brasileira. Folha de S. Paulo.
(https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2018/06/ayahuasca-diminui-sintomas-de-depressao-em-pesquisa-brasileira.shtml; acesso em 29/04/2021).
LÉVI-STRAUSS, Claude. 2008. “História e etnologia”. In: ______. Antropologia estrutural. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cosac Naify: 13-40.
LIRA, Wagner Lins. 2014. Lições do Aluno Hoasqueiro no “Sítio dos Encantos”. REIA – Revista de Estudos e Investigações Antropológicas, ano 1, vol 1 (1): 30-53.
LOSONCZY, Anne-Marie; MESTURINI, Silvia. 2011. Por que a ayahuasca? Da internacionalização de uma prática ritual ameríndia. Anuário Antropológico, vol 36 (1): 9-30.
LOWENKRON, Laura; FERREIRA, Letícia. 2020. “Perspectivas antropológicas sobre documentos. Diálogos etnográficos na trilha dos papeis policiais”. In: FERREIRA, Letícia; LOWENKRON, Laura (orgs.). Etnografia de documentos: Pesquisas antropológicas entre papeis, carimbos e burocracias. 1ª ed. Rio de Janeiro: E-papers: 17-52.
LUNA, Luiz Eduardo. 2002. “Xamanismo amazônico, ayahuasca, antropomorfismo e mundo natural”. 2002. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (orgs.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp: 179-198.
LUZ, Pedro. 1996. Estudo comparativo dos complexos ritual e simbólico associados ao uso da Banisteriopsis caapi e espécies congêneres em tribos de língua pano, arawak, tukano e maku do noroeste amazônico. Mestrado. Dissertação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
______. 2002. “O uso ameríndio do caapi”. In: LABATE, Beatriz Caiuby; ARAÚJO, Wladimyr Sena (orgs.). O uso ritual da ayahuasca. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp: 35-66.
MACRAE, Edward. 2008. “A elaboração das políticas públicas brasileiras em relação ao uso da ayahuasca”. 2008. In: LABATE, Beatriz Caiuby e colaboradores. (orgs.). Drogas e cultura: Novas perspectivas. Salvador: Edufba: 289–313.
______. 1992. Guiado pela Lua: Xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo: Editora Brasiliense.
MAURÍCIO DE LIMA, Vinícius. 2021. Ayahuasca durante a pandemia da Covid-19: usos religiosos, científicos e terapêuticos. Trabalho apresentado na IV Reunião de Antropologia da Saúde, Recife-PE.
MERCANTE, Marcelo S. 2017. Imaginação, linguagem, espíritos e agência: ayahuasca e o tratamento da dependência química. Revista de Antropologia, vol 60 (2): 562-587.
MORRIS, Bob. 2014. Cresce o uso místico de ayahuasca em cidades dos Estados Unidos. Folha de S. Paulo.
(https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/06/1474565-cresce-o-uso-mistico-de-ayahuasca-em-cidades-dos-estados-unidos.shtml; acesso em 23/11/2022).
NARANJO, Claudio. 2015. Ayahuasca: A enredadeira do rio celestial. Tradução de Felipe Grimaldi. 1ª ed. Simões Filho: Kalango.
NETTO, Patrick Walsh. 2017. O exemplo na vida de quem prega: uma análise do CEBUDV a partir dos seus sócios. Doutorado. Tese. Brasília: Universidade de Brasília.
OLIVEIRA, Aline Ferreira. 2012. Yawa-nawa: alianças e pajés nas cidades. Mestrado. Dissertação. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.
______. 2018. Os outros da festa: um sobrevoo por festivais yawanawa e huni kuin. Horizontes Antropológicos, ano 24 (51): 167-201.
ONA, Genís e colaboradores. 2019. Ayahuasca and Public Health: Health Status, Psychosocial Well-Being, Lifestyle, and Coping Strategies in a Large Sample of Ritual Ayahuasca Users. Journal of Psychoactive Drugs, vol 51: 1-11.
ONTO, Gustavo. 2020. “Documentando relações e relacionando documentos. Sobre a materialidade das práticas de conhecimento na regulação econômica”. In.: FERREIRA, Letícia; LOWENKRON, Laura (orgs.). Etnografia de documentos: Pesquisas antropológicas entre papeis, carimbos e burocracias. 1ª ed. Rio de Janeiro: E-papers: 53-76.
OSÓRIO, Flávia de L. e colaboradores. 2015. Antidepressant effects of a single dose of ayahuasca in patients with recurrent depression: a preliminar report. Revista Brasileira de Psiquiatria, vol 37 (1): 13-20.
PALHANO-FONTES, Fernanda e colaboradores. 2018. Rapid antidepressant effects of the psychedelic ayahuasca in treatment-resistant depression: a randomized placebo-controlled trial. Psychological Medicine, vol 49 (4): 1-9.
PERKINS, Daniel e colaboradores. 2022. Associations between ayahuasca consumption in naturalistic settings and current alcohol and drug use: Results of a large international cross-sectional survey. Drug and Alcohol Review, vol 41 (1): 265-274.
PRADO, Alberto. 1968. Na selva, um místico vende um sonho. O Estado de S. Paulo.
REVEL, Jacques. 1998. “Microanálise e construção do social”. In. ______ (org.). Jogos de escalas: A experiência da microanálise. Tradução de Dora Rocha. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas: 15-38.
______. 2010. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Tradução de Anne-Marie Milon de Oliveira. Revista Brasileira de Educação, vol 15 (45): 434-590.
SAHLINS, Marshall. 2008. Metáforas históricas e realidades míticas. Tradução e apresentação de Fraya Frehse. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora.
SANTOS, Ricardo de A. dos. 2021. A Híbrida Barquinha: Histórias, influências e rituais. São Paulo: Editora Dialética.
SARRIS, Jerome e colaboradores. 2021. Ayahuasca use and reported effects on depression and anxiety symptoms: An international cross-sectional study of 11,912 consumers. Journal of Affective Disorders Reports, vol 4: 1-8.
SERVA, Leão. 2017. Sebastião Salgado na Amazônia - Festa e Ayahuasca atraem turistas de todo o mundo. Folha de S. Paulo.
(arte.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/sebastiao-salgado/yawanawa/primeiras-pajes-mulheres-resgatam-banhos-curativos/; acesso em 23/11/2022).
TAVARES, Fátima. 2012. Alquimistas da cura: A rede terapêutica alternativa em contextos urbanos. Salvador: Edufba.
THOMPSON, Edward Palmer. 1998. “A venda de esposas”. In: ______. Costumes em comum. Estudos sobre cultura popular tradicional. Revisão técnica de Antonio Negro, Cristina Meneguello, Paulo Fontes. São Paulo: Companhia das Letras: 305-352.
TUKANO, Daiara. 2019. The First Indigenous Ayahuasca Conference (Yubaka Hayrá) in Acre Demonstrates Political, Cultural and Spiritual Resistance. Chacruna.
(https://chacruna.net/the-first-indigenous-ayahuasca-conference-yubaka-hayra-in-acre-demonstrates-political-cultural-and-spiritual-resistance/; acesso em 21/02/2019).
VELHO, Gilberto. 1981. “Observando o familiar”. In: ______. Individualismo e Cultura: Notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras: 123-132.
VIOL, Aline e colaboradores. 2019. Characterizing Complex Networks Using Entropy-Degree Diagrams: Unveiling Changes in Functional Brain Connectivity Induced by Ayahuasca. Entropy, vol 21: 128.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, esta Revista adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional, utilizada internacionalmente pelos principais periódicos e publicadores de acesso aberto. Esta licença assegura acesso livre, imediato e gratuito para qualquer usuário ou instituição, possibilitando a leitura, download, cópia, distribuição, impressão, pesquisa, desde que seja dado o devido crédito a autoria original. Não é permitido o uso comercial desta obra ou criação de obras derivadas.