Chamada de artigos para dossiê 2020.2

VISÕES CRÍTICAS E COSMOPOLÍTICAS PARA UMA ANTROPOLOGIA DA INFRAESTRUTURA LATINO AMERICANA

Infraestrutura se tornou termo-chave do debate político-econômico contemporâneo. Partindo de uma visão inicialmente materialista clássica que privilegia condições sociais e materiais, a categoria vem sendo mais recentemente retrabalhada através de perspectivas epistêmicas da antropologia. Estas abordagens examinam como formações materiais-simbólicas se engajam através de redes e contextos (des)localizados. Assim, sistemas de produção e distribuição se reconstituem em diversas escalas de agência e consciência a níveis sub- e supra-institutional.

Entretanto, um apanhado preliminar indica que a categoria está largamente ausente da literatura sócio antropológica produzida na América Latina, não obstante a sua centralidade no espaço público, midiático e político.

 Visando preencher esta lacuna, este dossier da Revista AntHropológicas visa examinar a temática da infraestrutura através de abordagens antropológicas e disciplinas coligadas. Abertos a submissões diversas e complementares, buscamos obras inéditas particularmente relacionadas a estas áreas:

  • mapeamento de estudos de infraestrutura no contexto latino-americano, abordando a questão do nacionalismo metodológico;
  • debates entre visões cosmopolíticas, pós-coloniais e decoloniais de infraestruturas tecnocientíficas;
  • pesquisas de cunho etnográfico explorando aspectos econômicos e simbólicos da infraestrutura no continente, suas relações com imaginários contemporâneos, e relações de redes de práticas permeando formações estatais, capitalistas ou tecnocientíficas
  • análise das relações entre sujeitos humanos e não-humanos que compõem a infraestrutura, deslindando a articulação entre diferentes lógicas determinantes de suas funções.
  • relações de poder que se desdobram no relacionamento de sujeitos com a infraestrutura, consequentemente tecendo reflexões sobre o tópico da desigualdade.

A revista aceita trabalhos inéditos em português, espanhol, francês e inglês, com até dez mil palavras incluindo bibliografia e notas. As submissões serão realizadas através do site da revista.

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaanthropologicas/about/submissions#onlineSubmissions

 

 

Cronograma:

Anúncio da chamada:    5 de fevereiro

Submissão de artigos (de artigos aceitos): 15 de julho

Decisão de publicações selecionadas: 15 de setembro

Submissão final:  20 de outubro