Políticas étnicas y ciudadanía: trayectorias comparativas de las organizaciones indígenas amazónicas en Ecuador y Brasil
Resumo
Este artigo aborda as trajetórias das políticas étnicas desenvolvidas pelas organizações pan -étnicas como a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Confederación de Nacionalidades Indígenas de la Amazonía Ecuatoriana (CONFENAIE). Identifica seus principais eixos reivindicatórios enquanto direitos, bem como as áreas de abrangência das referidas organizações. O artigo descreve a politização contemporânea dos indígenas que estabelecem parcerias e redes de apoio tanto com organizações não governamentais, organismos multilaterais quanto com outros setores da sociedade civil acionando dispositivos e referentes jurídicos nacionais e internacionais com o objetivo de garantir direitos coletivos constitucionais. Ao mesmo tempo demandam relações dialógicas com o estado para a inclusão das suas perspectivas na definição de políticas indigenistas.Palavras-Chaves: Etnicidade; políticas étnicas; movimentos sociais; direitos coletivos; ideopanoramas.
Downloads
Publicado
2011-09-19
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.