Surtos de aconselhamento e soluções biográficas: A Igreja Universal e a nova face do fenômeno religioso na sociedade contemporânea

Autores

  • Paulo Gracino Júnior Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Este trabalho pretende situar algumas transformações em curso no cenário religioso brasileiro em suas possíveis relações com os desdobramentos da modernidade tardia‟. Nossa prin-cipal preocupação será a de avaliar o impacto da flexibilidade das relações sociais‟ e da crise da narrativa, promovidas por um capitalismo de curto prazo na organização do repertório religioso do neopentecostalismo. Interpretamos o crescimento da adesão religiosa dos estratos médios urbanos à mensagem neopentecostal, especialmente à Igreja Universal do Reino de Deus, como „surtos de aconselhamento‟, que promovem „soluções biográficas‟. Ao contrário das igrejas pentecostais ‘tradicionais‟, que procuravam na comunidade estratégias de sobrevivência para os tempos difíceis, essas novas igrejas con-centram-se nas resoluções dos problemas pela via individual, incitando um mergulho no individualismo contemporâneo.

Biografia do Autor

Paulo Gracino Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bolsista CAPES, Endereço Institucional: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Sociais, Departamento de Ciências Sociais, Rua São Francisco Xavier 524, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 9º andar, Bloco F, Sala 9037, Maracanã, 20.550-900 Rio de Janeiro – RJ.

Downloads

Publicado

2011-09-22

Edição

Seção

Artigos