Edificações religiosas e autenticidade: Comparando a IURD e os carismáticos católicos

Autores

  • Marcia Contins UERJ/FAPERJ.
  • Edlaine Campos Gomes

Resumo

Este artigo explora algumas possibilidades de comparação entre evangélicos e católicos carismáticos no contexto con-temporâneo. A análise compara as concepções arquitetônicas das edificações religiosas e os usos do espaço da cidade por dois grupos distintos: Renovação Carismática Católica; e Igreja Universal do Reino de Deus. As etnografias foram reali-zadas em dois locais do Rio de Janeiro: na Igreja do Loreto, localizada no bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste, e na sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, instalada no subúrbio, em Del Castilho. O artigo pretende discutir os usos da noção de autenticidade expressa em projetos de edificações construídas para comportar multidões.

Biografia do Autor

Marcia Contins, UERJ/FAPERJ.

Marcia Contins é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da ECO/UFRJ com pós-doutorado na Brown University, Estados Uni-dos. Professora Adjunta de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ. Pro Cientista da UERJ/FAPERJ.

Edlaine Campos Gomes

Edlaine de Campos Gomes é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UERJ, com pós-doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Realiza atualmente pós-doutorado no Centro de Estu-dos da Metrópole (CEBRAP), com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Downloads

Publicado

2011-09-22

Edição

Seção

Artigos