Crime e loucura: estudo sobre a medida de segurança no Distrito Federal

Autores

  • Érica Quinaglia Silva Universidade de Brasília
  • Marília Calegari Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2018.23987

Resumo

A medida de segurança é uma sentença aplicada a pessoas consideradas loucas e criminosas pela Justiça. A realização desta pesquisa quanti-qualitativa, mediante a análise de processos e prontuários, permitiu conhecer o perfil sócio-demográfico dessa população no Distrito Federal. 81% eram solteiras, 85% eram negras, 61% tinham o Ensino Fundamental Incompleto e 45% eram trabalhadoras dos serviços, vendedoras do comércio em lojas e mercados. Ademais, 27% tinham transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool e outras drogas. Quanto aos crimes, 38% foram cometidos contra o patrimônio. Finalmente, 3% tinham a data de extinção da sentença expirada. A noção de periculosidade associada a elas perpetua o enclausuramento em hospitais-presídios. Conhecê-las enseja desconstruir preconceitos e revisitar a política de saúde mental.

Biografia do Autor

Érica Quinaglia Silva, Universidade de Brasília

É professora da Universidade de Brasília e pesquisadora da Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) e do Instituto Nacional de Pesquisa Brasil Plural. É doutora em Sociologia, Demografia e Antropologia Social pela Université Paris Descartes (Sorbonne) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e graduação em Antropologia (bacharelado) e Ciências Sociais (licenciatura) pela Universidade de Brasília (2005). Atua nas seguintes áreas: Sociologia urbana, Antropologia da saúde, bioética, ética aplicada, saúde coletiva, saúde mental, religiosidades brasileiras, Antropologia da morte, noções de pessoa e subjetividade, Antropologia audiovisual e direitos humanos.

Marília Calegari, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura Geral) pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e graduação em Antropologia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (2012). É mestre em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2014). E atualmente é doutoranda em Demografia na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos