O sistema de nominação Wapichana: a corporalidade e a tessitura social da pessoa

Autores

  • Fabio de Sousa Lima Instituto Federal de Roraima (IFRR)/Professor de História.
  • Danielle dos Santos Pereira Lima Universidade Federal de Roraima/Mestre em Letras.
  • Olendina de Carvalho Cavalcante Universidade Federal de Roraima (UFRR)/Professora adjunta do Mestrado em Antropologia Social.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2018.24008

Resumo

A maioria das sociedades indígenas das Terras Baixas da América do Sul privilegia uma reflexão sobre a corporalidade tanto na elaboração de suas cosmologias quanto na produção de um idioma simbólico focal tecido para a pessoa. A proposta deste artigo consiste em problematizar como o sistema de nominação utilizado pelos Wapichana da Terra Indígena Malacacheta, atual estado de Roraima, enfeixa processos de comunicação do corpo com o mundo. Nominar implica fabricar corpos e tal pratica é suplementada pela decoração, afirmação e ritualização dos corpos. O fundamento epistemológico desta produção converge para os postulados de pessoa, corpo e corporalidade. Trata-se de um estudo onomástico, com enfoque qualitativo, cujo objetivo é mostrar como os Wapichana moldam o corpo através de palavras, gestos simbólicos, pinturas, fumigações, ornamentos, rituais e visões cosmogônicas, de modo que, na TI-Malacacheta, o corpo pode ser pensado como matriz de símbolos culturais e configura um objeto de significação social.

Biografia do Autor

Fabio de Sousa Lima, Instituto Federal de Roraima (IFRR)/Professor de História.

Professor de História do Instituto Federal de Roraima (IFRR), mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Danielle dos Santos Pereira Lima, Universidade Federal de Roraima/Mestre em Letras.

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima.

Olendina de Carvalho Cavalcante, Universidade Federal de Roraima (UFRR)/Professora adjunta do Mestrado em Antropologia Social.

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora adjunta do Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Downloads

Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos