Aplicativo de Corrida Compartilhada como Infraestrutura: Por uma Nova Forma de Compreender a Circulação de Pessoas

Álvaro Tavares Prado

Resumo


O presente artigo visa analisar como as infraestruturas dos aplicativos de corrida compartilhada permitem um tipo específico de movimento pela malha urbana. Assim, através de uma revisitação de como a questão da infraestrutura se faz presente em alguns trabalhos da Antropologia Urbana, discuto como a infraestrutura dos aplicativos colocam uma série de novas questões para a compreensão da mobilidade (como a ideia de que os motoristas por aplicativo, imersos em uma situação de precariedade, se movem de forma alienada pela cidade) que em muito transbordam as análises prévias sobre esta temática. Ademais, a partir de um específico contexto etnográfico, mostro como uma perspectiva a partir das cidades do sul global pode levantar novas questões acerca da contraditória relação entre os motoristas e os aplicativos de corrida que os interpelam. Por fim, sugiro que a dinâmica de distribuição de informações dessas infraestruturas vai na contramão de uma vivência democrática da cidade.

 

Shared ride app as infrastructure: for a new way of comprehend the circulation of people

Abstract: This article aims to analyze how the infrastructures of shared running applications allow a specific type of movement through the urban network. So, through a revisit of how the issue of infrastructure is present in some works in Urban Anthropology, I discuss how application infrastructure poses a series of new questions for understanding mobility (such as the idea that ride-sharing drivers, immersed in a precarious situation, move in an alienated way through the city) that overflow the previous analysis on this subject. Furthermore, from a specific ethnographic context, I show how a perspective from cities in the global south can raise new questions about the contradictory relationship between drivers and the racing apps that challenge them. Finally, I suggest that the information distribution dynamics of these infrastructures go against a democratic experience of the city.

Keywords: Infrastructure; Mobility; Precariousness; Global South


Palavras-chave


Infraestrutura; Mobilidade; Precariedade; Sul global

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