"Cultura quadrilheira": a pesquisa, o filme e a restituição
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-5223.2023.250206Mots-clés :
Restituição, Cultura quadrilheira, Audiovisual, Etnografia filmicaRésumé
O artigo discute um caso específico de restituição de atividade de pesquisa que culmina na produção do filme “Cultura quadrilheira” que teve exibição exclusiva para os personagens do filme, após sua finalização. O filme foi produzido em 2012, resultado de pesquisa que gerou bolsa de iniciação científica e Trabalho de Conclusão de Curso de um dos articulistas, que também faz parte do grupo estudado. A exibição aos “quadrilheiros” foi feita logo após a finalização da obra e filmada pela equipe. Anos depois da produção do filme e de sua exibição, os pesquisadores discutem as implicações desta atividade na dinâmica do grupo de quadrilha junina Estrela do Luar, que envolve moradores do bairro Dom Expedito, na cidade de Sobral, no estado brasileiro do Ceará. A discussão envolve a forma compartilhada de produção audiovisual e como os “quadrilheiros” recebem e usam o filme até os tempos atuais, apontando limites e possibilidades da restituição.
Références
CLIFFORD, J. 1998. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ.
ESPINOSA, B. 2008. Ética. Belo Horizonte: Autêntica.
FONSECA, C. 1995. “A noética do vídeo etnográfico”. Horizontes Antropológicos, 1(2):187-206.
FREITAS, N. A. 2000. Sobral, opulência e tradição. Sobral: Edições UVA.
FREITAS, N. A. 2013. “É possível pensar em identidade cultural?”. Embornal: revista eletrônica da ANPUH-CE, III:1-16.
FREITAS, N. A. 2017. “Visualidades: restituição e inserção social”. Revista Iluminuras, 18:381-412.
FREITAS, N. A. 2021. “Centro-monumento e a patrimonialização de Sobral, Ceará, Brasil”. PatryTer, 4:120-136.
GONÇALVES, M. A. 2008. O real imaginado: etnografia, cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro: Topbooks.
GONÇALVES, M. A. & HEAD, S. 2009. “Confabulações da Alteridade: imagens dos outros (e) de si mesmos”. In GONÇALVES, M. A. &
HEAD, S. (eds.): Devires Imagéticos: a etnografia, o outro e suas imagens, p. 127-149. Rio de Janeiro: 7letras.
MACDOUGALL, D. 2016. “O corpo no cinema”. In BARBOSA, A. et al (eds.): A experiência da imagem na etnografia, p. 127-149. São Paulo: Terceiro Nome.
MAUSS, M. 2003. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify.
RIAL, C. 2016. “Roubar a alma – ou as dificuldades da restituição”. In VAILATI, A., GODIO, M. & RIAL, C. (eds.): Antropologia Audiovisual na Prática, p. 131-146. Florianópolis: Desterro/ Cultura e Barbárie.
SAMAIN, E. 2012. Como pensam as imagens. Campinas: Editora UNICAMP.
STRATHERN, M. 2017. O efeito etnográfico e outros ensaios. São Paulo: Cosac Naify.
VALE, A. 2014. “Por uma estética da restituição: notas sobre o uso do vídeo na pesquisa antropológica”. Tessituras, 2(2):162-200.
WAGNER, Roy. 2010. A invenção da cultura. São Paulo: COSACNAIFY.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Nilson Almino de Freitas, Thiago Silva de Castro 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.