Configurações Familiares e Descendentes de ‘Cristãos-Novos’ na Região Metropolitana de Sobral, Ceará

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2024.265131

Mots-clés :

sefarditas, judeus, memória, inquisição, Sobral

Résumé

A proposta de análise sociológica discutida neste artigo, busca nos subterrâneos do passado histórico rememorar a trajetória de Cristãos-Novos que vieram ao Brasil, no início da Colonização, em face da institucionalização da máquina da fé. Esta institucionalização foi caracterizada pelo estigma e perseguição contra o sangue judeu, sendo especialmente fortalecida a partir de um complexo arranjo costurado entre a Monarquia Portuguesa e o Tribunal do Santo Oficio Ibérico. Sabemos que não se pode recuperar as coisas exatamente como foram um dia, mas compreendemos que elucidar parte apagada e negligenciada da história, representa um pequeno e importante passo para o conhecimento da formação da sociedade brasileira, especialmente do sertão Cearense. Dessa forma, o artigo visa preencher uma lacuna da historiografia cearense a respeito dos cristãos-novos e sua descendência, desde o período setecentista, desembocando na atualidade.

 

 

Références

ALMEIDA, N. M. 2021. Cristãos-novos, seus descendentes e Inquisição no Ceará.Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora.

ALVARENGA JÚNIOR, E. G. 2018. Uma Ponte Sobre o Atlântico: Imigração, Inserção e Comércio dos Franco-Judeus no Ceará (Aracati - 1870/1918). Dissertação (Mestrado em História). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará. Disponível em: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=84960. Acesso em: 30 jun. 2018.

ALMEIDA, N. M. 2016. Judeus no Ceará (séculos XIX e XX). São Paulo: Intermeios.

ARAÚJO, F. S. 2015. Cronologia Sobralense – Séculos XVII e XVIII – 1604-1800. Fortaleza: Edições ECOA.

ARAÚJO, F. S. 1991. Raízes Portuguesas do Vale do Acaraú. Fortaleza: Gráfica Editorial Cearense.

ARQUIVO NACIONAL TORRE DO TOMBO. O suplício dos Távoras. 17 de nov. 2015. Disponível em: https://antt.dglab.gov.pt/exposicoes-virtuais2/o_suplicio_tavoras/. Acesso em: 30 jun. 2018.

CARTÓRIO DE OFÍCIOS E NOTAS E DE REGISTROS - Comarca de Groaíras. Documento de doação de terras por Manoel Madeira de Matos. Acervo: Augusto Martins, 2013.

CARVALHO, A. C. 1999. Os judeus do desterro de Portugal. Lisboa: Quetzal Editores.

ELIAS, N. 1990. O Processo Civilizador: Uma História dos Costumes. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, vol. 1.

GUIMARÃES, M. M. 2001. Há Restauração para os Marranos e Cristãos-Novos Brasileiros, os separados da Casa de Israel? Belo Horizonte: Abradjin.

IBIAPINA FILHO, F. X. 2003. Os Ximenes de Aragão e suas Origens. Brasília.

KAUFMAN, T. N. 2000. Passos Perdidos, História Recuperada: A presença judaica em. Pernambuco. 4ª ed. Recife: Editora Bagaço.

LIMA, C. P. K. 2016. Branca Dias: Tomo I. Recife: Fundação Gilberto Freyre.

LINHARES, M. N. A. 1901. “Traços biográficos do capitão-mor José Xerez de Furna Uchôa, o introductor do café no Ceará”. Revista do Instituto Histórico do Ceará, Fortaleza, ano XV, p. 68-76. Disponível em: http://www.institutodoceara.org.br/revista/Revapresentacao/RevPorAno/1901/1901-TracosBiograficosdeJoseXerez.pdf. Acesso em: 30 jun. 2018.

OLIVEIRA, A. S. 2015. Pecuária, agricultura, comércio: dinâmica das relações econômicas no termo da Vila de Sobral (1773-1799). Dissertação (Mestrado em História). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14818. Acesso em: 30 jun. 2018.

RIBEIRO, C.; TULIO, D. 2010. “Os Farrapos de Olhos Azuis”. Jornal O Povo, Caderno III – A Herança. Fortaleza, 14 jul.

Publiée

2025-02-28

Numéro

Rubrique

Artigos