Imagens e memórias: o cinema no vale do Mamanguape-PB

Autores

  • José Falcão Neto Muniz Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Rio tinto

DOI:

https://doi.org/10.51359/2526-3781.2018.231382

Palavras-chave:

Antropologia Visual, Cinema, Memória.

Resumo

Este filme é parte integrante do TCC de Bacharelado do curso em Antropologia “Cinema no vale do Mamanguape: aproximações antropológicas” de José Muniz Falcão Neto. Orientador: João Martinho de Mendonça.

Durante dois anos de pesquisa sai em busca de histórias que relatassem a época dos antigos cinemas da região, apesar dos anos que se passaram, ainda é viva no imaginário local e bem rememorada à época de “ouro” do vale. O filme aborda as memórias coletivas relacionadas ao cinema no vale do Mamanguape-PB. Especificamente, se trabalhou com dois cinemas específicos da região, o Cine Teatro Eldorado e Cine Teatro Orion, respectivamente localizados nas cidades de Mamanguape-PB e Rio Tinto-PB. Partindo do cinema direto e da antropologia compartilhada, o curta apresenta diversos personagens relatando suas experiências e vivências dentro das salas de cinema na região.

 

Ficha técnica:

Autor: José Muniz Falcão Neto, mestrando pelo PPGA(Programa de Pós Graduação em Antropologia)-Campus I e IV-João Pessoa/PB e Rio Tinto/PB e integrante do grupo de pesquisa AVAEDOC.                                                                                                               

Direção , pesquisa e edição: José Muniz Falcão Neto

 

Biografia do Autor

José Falcão Neto Muniz, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Rio tinto

Possui graduação em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba-Campus IV-Rio Tinto (2016), com habilitação em Antropologia Visual, TCC intitulado: "Cinema no vale do Mamanguape: aproximações antropológicas", orientado por João Martinho B. de Mendonça. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, fotografia e memória. Membro do Grupo de Pesquisa AVAEDOC (Antropologia Visual, Arte, Etnografia e Documentário) e GUETU (Grupo de Estudo e Pesquisa em Etnografias Urbanas), atualmente estudante do PPGA (Programa de Pós - Graduação em Antropologia) pela Universidade Federal da Paraíba ? Campus I e IV/João Pessoa-PB e Rio tinto-PB, na linha de pesquisa: arte, imagem e performance. Desenvolve pesquisa na área de Cinema, imagem e memória com utilização da linguagem áudio/visual nas produções etnográficas.
Imagens e memórias: o cinema no vale do Mamanguape-PB

Downloads

Publicado

2018-10-25