Edição

Sinopse:

"Afestos de reisado" é um documentário desenvolvido no Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas-LABOME na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), IES da cidade de Sobral no Ceará. É um filme que trata das dinâmicas cotidianas da festa de reis da comunidade de Caraúbas no município de Graça/CE.

A obra audiovisual contribui com interpretações sobre as diferentes agências de sujeitos individuais na composição do território da festa. As pessoas e suas práticas cotidianas que convergem na preparação, execução e revisão de atividades relacionadas ao reisado são o foco central do documentário.

Os reisados, por suas multiplicidades de relações continuadas, são repercussões de diversos modos de manifestações e práticas, em vários locais do mundo e do Brasil, pois ganham variações e significações que (des)transformam a geografia dos territórios festeiros. Neste trabalho, mostramos como isso acontece em um pequeno distrito em uma cidade do interior do Ceará.

O filme produziu fontes primárias e foi o método usado para pesquisa de mestrado “Afetos e territorializações na “brincadeira de reisado” de Caraúbas (Graça - CE)” de Jarbas Moraes e Orientada por Nilson Almino no Mestrado Acadêmico em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.

Partimos da hipótese de que a festa, organizada pelas pessoas, diante das relações que se desenvolve, traz à comunidade de Caraúbas e ao município, configurações territoriais compreendidas pela experiência compartilhada entre os agentes, sujeitos pesquisados e o pesquisador.

O reisado é um processo que envolve uma série de fatores de ordem social. Um deles é o motivo que está atrelado a alguma crença em santos e as promessas pagas a eles, nesse caso santos reis do oriente. Estas promessas movimentam o público envolvido, responsáveis, personagens, admiradores e devotos em atividades que repercutem em práticas econômicas, afetivas, políticas e culturais. Estas prática culturais criam várias outras manifestações que significam a cultura e elaboram uma dinâmica territorializada no cotidiano que não cabe mais enquadrar de forma fixa ou rígida como popular ou oficial.

Para tanto, nosso objetivo foi analisar as dinâmicas no que se referem às disputas pelo território, ocasionadas pelas festas. Além disso, ampliamos o debate sobre o território na Geografia e defendemos a ideia que a sua definição é uma relação de poder. Neste trabalho, estas relações de poder são compreendidas em um estudo de caso. Efetuamos uma releitura do recorte espacial, território, a partir um diálogo teórico-metodológico sobre múltiplas territorialidades no cotidiano, analisamos e compreendemos as experiências de campo na localidade de Caraúbas a partir de registros videográfico e de áudio.

Ao final do processo de edição o título do filme ficou Afetos de reisado em acordo com experiências compartilhadas com os interlocutores. O filme foi dividido em seções que indicam o assunto que será tratado sucessivamente sem perder de vista o que foi planejado no roteiro. A montagem privilegia os acontecimentos que são narrados pelos interlocutores da pesquisa. Primeiramente definimos tirando o reisado, depois sequência do reisado, enredo do reisado, conflitos e tensões, casa do tirador, mulher na brincadeira, pagando a promessa e matança do boi.

Synopsis:

"Afestos de reisado" is a documentary developed at the Laboratory of Memories and Daily Practice-LABOME at the State University of Vale do Acaraú (UVA), IES of the city of Sobral in Ceará. It is a film that deals with the daily dynamics of the festival of kings of the community of Caraúbas in the municipality of Graça / CE.

The audiovisual work contributes with interpretations on the different agencies of individual subjects in the composition of the territory of the party. People and their daily practices that converge in the preparation, execution and review of activities related to reisado are the central focus of the documentary.

The reasados, by their multiplicities of continuous relations, are repercussions of diverse modes of manifestations and practices, in diverse places of the world and of Brazil, because they gain variations and significations that (they) transform the geography of the celebration zones. In this work, we show how this happens in a small district in a city in the interior of Ceará.

The film produced primary sources and was the method used for masters research "Affects and territorializations in the" play of reisado "of Caraúbas (Graça - CE)" of Jarbas Moraes and Oriented by Nilson Almino in the Academic Master in Geography at the State University Vale do Acaraú - UVA.

We start from the hypothesis that the party, organized by the people, before the relations that develops, brings to the community of Caraúbas and to the municipality, territorial configurations understood by the experience shared between the agents, subjects researched and the researcher.

Reissue is a process that involves a number of social factors. One is the motive that is tied to some belief in saints and the promises paid to them, in this case holy kings from the east. These promises move the involved public, leaders, characters, admirers and devotees into activities that impact on economic, affective, political and cultural practices. These cultural practices create several other manifestations that signify the culture and elaborate a territorialized dynamics in the daily life that no longer has to fit in fixed or rigid form as popular or official.

For that, our objective was to analyze the dynamics in what refers to the disputes over the territory, occasioned by the parties. In addition, we broadened the debate on territory in Geography and defended the idea that its definition is a relation of power. In this work, these power relations are understood in a case study. We make a re-reading of the space, territory, from a theoretical-methodological dialogue about multiple territorialities in the daily life, we analyze and understand the field experiences in the locality of Caraúbas from videographic and audio records.

At the end of the editing process the title of the film became Afetos de reisado in agreement with experiences shared with the interlocutors. The film was divided into sections that indicate the subject that will be treated successively without losing sight of what was planned in the script. The assembly privileges the events that are narrated by the research interlocutors. Firstly, we define the reissue, then the reissue sequence, the plot of the reissue, conflicts and tensions, the shooter's house, the woman in play, paying the promise and killing of the ox.

Palavras-chave:

Reisado, afetos, tensões, cultura, territorializações

Key-words:

Reisado, affections, tensions, culture, territorialization

Ficha técnica:

Direção: Antonio Jarbas Barros de Moraes

Direção de Produção: Nilson Almino de Freitas

Imagens: Antonio Jarbas Barros de Moraes

Edição e Montagem: Antonio Jarbas Barros de Moraes, Nilson Almino de Freiras e Imannuel Kant da Silveira e Alves

Credits:

Direction: Antonio Jarbas Barros de Moraes

Production Director: Nilson Almino de Freitas

Pictures: Antonio Jarbas Barros de Moraes

Editing and Editing: Antonio Jarbas Barros de Moraes, Nilson Almino de Freiras and Imannuel Kant da Silveira e Alves

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