Territórios da saúde: memórias para o cuidado cultural

Autores

  • Nádile Juliane Costa de Castro Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/2526-3781.2018.237482

Palavras-chave:

Populações vulneráveis, Enfermagem, Saúde coletiva, Comunidade

Resumo

Trago um conjunto de imagens que representam os territórios de saúde às populações indígenas pela narrativa fotoetnográfica. As imagens apresentam um dos territórios indígenas onde há atuação de equipes multidisciplinares de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do Ministério da Saúde, por meio de um modelo que prioriza a ação dos profissionais e dos programas de saúde no território das aldeias, afirmando as políticas de incentivo a atenção básica. Esse registro foi realizado na aldeia da etnia Anambé do estado do Pará.

O objetivo do registro é resgatar memórias e sensibilizar para as singularidades inerentes a esses espaços quando da atuação técnica profissional e dentro das perspectivas da antropologia da saúde. Ao observar as imagens é possível identificar condições sociais e culturais, representadas por casas regionais de madeira, arborização e rios. Na sequência das imagens é possível observar animais livres nos limites do território e os caminhos (rio) percorridos pelos profissionais de saúde para acessar a aldeia.

Considerar estes fatos é importante, pois, desde a primeira Conferência Nacional de Saúde aos povos indígenas realizada em 1986, as representações vêm questionando o déficit dos profissionais quanto as habilidades e competências para atuar na área de saúde indígena. Essas assertivas e necessidades visam diminuir as iniquidades em saúde por meio de uma atuação técnica que apresente princípios que resguardem os valores culturais, saberes e o modo de vida desses povos de acordo com cada etnia.

 

Ficha técnica:

Autora:Nádile Juliane Costa de Castro

Fotografias: Nádile Juliane Costa de Castro

Direção, Edição de Imagem e Texto: Nádile Juliane Costa de Castro

 

Biografia do Autor

Nádile Juliane Costa de Castro, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do PPGDSTU NAEA/UFPA. Mestre em Doenças Tropicais. Especialista em Saúde Pública. Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. É membro do departamento de atenção primária em saúde da ABEn seção Pará. Pesquisa saúde e cultura em populações vulneráveis.
Territórios da saúde: memórias para o cuidado cultura

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Ensaios Fotográfico