Edição

Sinopse:

Filme sobre a Ocupação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre protagonizada pelo Bloco de Lutas pelo Transporte Público de Porto Alegre entre os dias 10 e 18 de julho de 2013. O filme entra na Câmara de Vereadores para observar como foi Ocupada e quais eram as principais pautas defendidas: Passe Livre rumo à Tarifa Zero, Abertura das contas das empresas de ônibus e quebra do sigilo bancario dos empresarios. Vemos como a partir do trabalho de base, focado na discussão das pautas e das estratégias nas assembléias, um movimento social muito heterogéneo conseguiu organizar a sua unidade de ação e colocar as pautas do transporte público nas agendas políticas em Porto Alegre. A Ocupação se apresenta como uma ação direta produtiva na hora de tecer redes pessoais e politicas mas o trabalho politico ao redor dos projetos de lei do Bloco acabou quando a Câmara foi desocupada. Os vereadores governistas primeiro aceitaram veicular os projetos de lei do Bloco, para conseguir a desocupação da Câmara, e depois se limitaram a tentar criminalizar os ocupantes na CPI "da invasão". A Câmara foi desocupada a partir de uma forma conciliativa de resolver o conflito no que poderiamos considerar como um exercicio de "harmonia coerciva" (Nader, 1994). A forma do filme procura estar adaptada ao seu campo de pesquisa, sendo construido a partir de imagens de procedencias diversas e cine-debates, numa forma de antropologia publica (Fassin, 2013) e compartilhada (Rouch e Morin, 1962) ou colaborativa, que ajudou a criar o conceito de "camadas de autoria" (Segarra, 2015).

"Os processos de disputa não podem ser explicados como um reflexo de algum conjunto prédeterminado de condições sociais. Eles refletem, mais exatamente, os processos de construção cultural que podem ser uma resposta à necessidade, um produto dos interesses preponderantes ou um resultado do conflito de classes. A harmonia como concepção geral de vida deveria ser investigada minuciosamente no que se refere à construção das leis, tal como o conflito foi investigado minuciosamente no que se refere ao desenvolvimento da lei. Os dois deveriam ser examinados com respeito às noções de um mundo novo, para que possamos diferenciar um mundo de justiça de um mundo de estabilidade" (Nader, 1994).

Na minha dissertação de mestrado (SEGARRA, 2015) refleti teoricamente sobre o processo de realização do filme “Morar na ‘Casa do Povo’”3 que fez parte da pesquisa. Nessa experiência procurei não transpor um processo de criação coletiva em uma forma de assinar focada num único individuo. Habitualmente escutamos as pessoas se referirem aos filmes como “o último filme de Almodóvar”, por exemplo. A individualização de obras eminentemente coletivas tem, ao meu ver, relação com o individualismo, a meritocracia e a competitividade, características de nossa sociedade. Considero que, geralmente, a pesquisa etnográfica tem um teor colaborativo, e manter nela conceitos importados do campo do cinema, como o de diretor, pode não dar conta da complexidade do processo e enfraquecer a dimensão coletiva do trabalho etnográfico. Neste sentido, propus o conceito de camadas de autoria (op. cit). Este conceito permite, ao mesmo tempo, assumir que o trabalho é coletivo e levar em consideração a diversidade de papéis das diferentes pessoas que participam no processo. Trata-se de priorizar a dimensão coletiva do trabalho sem cair na ingenuidade da horizontalidade total.

Synopsis:

Film sobre la Ocupación de la Cámara de Representantes de Porto Alegre protagonizada por el Bloque de Luchas por el Transporte Público de Porto Alegre entre los días 10 y 18 de julio de 2013. Pautas defendidas: Pase Libre rumbo a la Tarifa Cero, Abertura de las cuentas de las empresas de autobuses y quiebra del sigilo bancario de los empresarios. Vemos cómo mediante el trabajo de base en la discusión de las pautas y las estrategias en las reuniones, un movimiento social heterogéneo consigue organizar su unidad de acción. La Ocupación se presenta como una acción productiva en la hora de tejer redes personales y políticas más allá de los proyectos de ley del “Bloco”. Algunos representantes gubernamentales se adhieren primero a los proyectos de ley del Bloco, para obtener la desocupación de la Cámara, y luego se limitan a tratar de criminalizar los ocupantes en la CPI "da invasão". A Câmara fue desocupada a partir de una forma conciliativa de resolución de conflictos, en lo que podríamos considerar como un ejercicio de "harmonia coerciva" (Nader, 1994). La forma de hacer la película procura adaptarse al campo de investigado, siendo construida a partir de imágenes de procedencias diversas y de cine-debates, una forma de antropología publica (Fassin, 2013) y compartida (Rouch y Morin, 1962) o colaborativa, que ha ayudado a crear el concepto de "camadas de autoria" (Segarra, 2015).

"Los procesos de controversia no pueden ser explicados como un reflejo de algún conjunto pre-definido de requisitos sociales. Ellos son resultado de los procesos de construcción cultural que pueden ser una respuesta a la necesidad, un producto de los intereses preponderantes o resultado del conflito de clases. La harmonia debería ser investigada minuciosamente en lo referente a la construcción de las leyes, como el conflicto se investigó minuciosamente en lo que se refiere al desarrollo de la ley. Los dos deberian ser examinados con respeto a las nociones de un mundo nuevo, para poder diferenciar un mundo de justícia de un mundo de estabilidad" (Nader, 1994).

En mi trabajo de máster (SEGARRA, 2015) procuro pensar teóricamente sobre el proceso de realización del film "Morar na 'Casa do Povo'" que forma parte de la investigación. En esa experiencia intento no transponer un proceso de creación colectiva en una forma de firmar enfocada en un único individuo. Habitualmente escuchamos como personas se refieren a películas como "el último film de Almodóvar", por ejemplo. Creo que esta individualización de obras eminentemente colectivas tiene una relación con el individualismo, la meritocracia y la competitividad, características de nuestra sociedad. Considero que, generalmente, una etnografia tiene características colaborativas, y mantener conceptos del campo del cine, como el de director, puede no dar cuenta de la complejidad del proceso y debilitar la dimensión colectiva del trabajo etnográfico. En este sentido, propongo el concepto de camadas de autoria (op cit.). Este concepto permite, al mismo tiempo, asumir que el trabajo es colectivo y llevar en cuenta una diversidad de papeles de las personas que participan en el proceso. Se trata de priorizar la dimensión colectiva del trabajo sin caer en la ingenuidad de la horizontalidad total.

Palavras-chave:

Antropologia visual; Filme; Etnografia; Porto Alegre; Jornadas de junho; Ocupação.

Key-words:

Antropología visual; Film; Etnografia; Porto Alegre; Jornadas de junio; Ocupación.

Ficha técnica:

Pesquisador(Mestrado/PPGAS/UFRGS): Josep Juan

Orientadora (PPGAS/UFRGS): Patrice Schuch

Imagens: Antropo TV (Josep), Coletivo Catarse (Tiago e Jefferson), Jornalismo B (Bruna e Alexandre), Midiatize (Fabrizio), Titas e Lucas, Douglas Freitas

Montagem:Josep Juan

Assessoria de montagem:Thais Fernandes, Eleonora Loner

Apoio: CNPQ, Bloco de Lutas, Mateus Ballardin, Stéphanie Bexiga, Iuri Civitas, NACi (UFRGS), NAVISUAL (UFRGS), Sindibancários POA, FAG.

Credits:

Researcher(Mestrado/PPGAS/UFRGS): Josep Juan

Advisor(PPGAS/UFRGS): Patrice Schuch

Images: Antropo TV (Josep), Coletivo Catarse (Tiago e Jefferson), Jornalismo B (Bruna e Alexandre), Midiatize (Fabrizio), Titas e Lucas, Douglas Freitas

Assembly:Josep Juan

Assembly advice: Thais Fernandes, Eleonora Loner

Support: CNPQ, Bloco de Lutas, Mateus Ballardin, Stéphanie Bexiga, Iuri Civitas, NACi (UFRGS), NAVISUAL (UFRGS), Sindibancários POA, FAG.

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