Edição

Sinopse:

Em meados do março de 2019, o Governo Federal do presidente Jair Bolsonaro anunciou o corte de 5,8 bilhões de reais no orçamento do Ministério da Educação. Inúmeras universidades e institutos federais demonstraram a impossibilidade da manutenção das atividades caso fosse mantido tal medida, desencadeando manifestações estudantis por todo país. Convocado por entidades como União Nacional dos Estudantes (UNE), no dia 13/08 fora promovido mais um dos atos, apelidados por eles de “Tsunami da Educação”.

Por estar em São Paulo participando de um evento, tive a oportunidade de presenciar tal ato e exercitar minha fotografia. O ensaio visual aqui exposto surgiu posteriormente, apenas quando observadas as imagens. As fotografias trazem como os grupos políticos, envolvidos nesse momento de tamanha heterogeneidade, estavam dispostos espacialmente no ato.

Guran¹ identifica o potencial fotográfico em dois momentos, um para descobrir e outro para contar. No primeiro teríamos a etapa para descobrir informações, um momento de familiarização com o campo (descobrir) e posteriormente compreender, utilizando a fotografia como maneira de enfatizar aspectos e desenvolver sua proposta de estudo. Dessa forma, identificou que me encontrava no dia do ato estava no momento da descoberta, sobretudo por estar presente em um estado (São Paulo) e região (Sudeste) diferente da minha de origem - Pernambuco e Nordeste.

A análise posterior das imagens em Recife, me fez perceber como certos grupos políticos estavam inseridos neste ato em questão. Por isso, a “fotografia para contar” serviu para analisar e demonstrar como tais grupos se localizavam espacialmente no início do ato e focando no protagonismo de antifascistas no ato durante seu percurso.

O protesto teve concentração realizada no Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado no bairro da Bela Vista, indo em direção a Praça da República, local da sede da Secretaria de Educação de São Paulo. Com o auxílio do Google Maps, busquei reconstruir como esses grupos estavam presentes antes do ato sair em direção ao destino final.

Synopsis:

Around march of 2019, the Federal Government of the president Jair Bolsonaro announced the cut of R$ 5,8 billion from the education budget. Many university and federal institutes demonstrated the impossibility of maintain the activities if such act was maintained, triggering students manifestations all around the country. Convocated by the União Nacional dos Estudantes (UNE), on the day 08/13/2019, was promoted one more of these manifestations, nicknamed by them of “Education’s Tsunami”.

For being in São Paulo to attend an event, I had the opportunity to witness this act and to exercise my photography. The visual essay exposed here came later, only when observed the images. The photographs bring how the political groups, envolved in this moment of such heterogeneity, were spatiality disposed in the act.

Guran¹ identifies the photographic potencial in two moments, the first one to discover and the second one to tell. In the first one we would the the step to find out informations, one moment of familiarization with the field and posteriorly understand, utilizing the photography as a manner to emphasize aspects and develop your study proposal. In this way, I identify that I was in the day of the act in the discovery moment, especially for being in a state (São Paulo) and region (Southeast) different from my own – Pernambuco and Northeast.

The posterior analysis of the images in Recife, made me realize how certain political groups were inserted in this particularly act. The “photography to tell” served to analyze e show how such groups were spatially located at the beginning of the act and focusing in the protagonism of antifascists in the act during the journey.

The protest had the concentration in the São Paulo Museum of Art, located in the Bela Vista neighborhood, going to the Republic Square, the headquarters of the São Paulo Department of Education. With the help of Google Maps, I sought to reconstruct how these groups were present before the act leave to the final destination.

Palavras-chave:

Protesto; Grupos políticos; Antifascistas;.

Keyword:

Protest; Political Groups; Antifascists.

Ficha Técnica:

Autor: Marcos Cesar Martins Pereira.

Direção, pesquisa e edição: Marcos Cesar Martins Pereira.

Datasheet:

Author: Marcos Cesar Martins Pereira.

Direction, research and editing: Marcos Cesar Martins Pereira.

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