Chamada para novos artigos do dossiê

Revista CLIO, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco – ISSN 2525-5649, convida a comunidade acadêmica para submissão de artigos em seu próximo volume, cujo dossiê será:

ESCRAVIDÃO E COMÉRCIO DE ESCRAVIZADOS ATRAVÉS DA HISTÓRIA” 

Organizadores:

Prof. Dr. Marcus Carvalho - UFPE

Profa. Dra. Suely Almeida - UFRPE 

A partir de meados do século XX houve um intenso desenvolvimento de pesquisas a respeito do comércio atlântico de pelo menos 12 milhões e meio de pessoas escravizadas da África. Os estudos  sobre o impacto desse processo nas várias margens do Atlântico, e sobre os cativos e seus descendentes, desdobraram-se em um campo de reflexão teórica e metodológica consolidado tanto nas Américas, como na África e na Europa. As demandas sociais em torno das experiências da escravidão e pós-Abolição demonstram a vitalidade dos estudos sobre o tema praticamente no mundo inteiro. Todavia, ainda há muito o que investigar sobre esses processos. Vale ressaltar que o comércio de gente escravizada perpetuou-se desde a Antiguidade, chegando à contemporaneidade, mesmo que sob outras circunstâncias e envolvendo sujeitos os mais diversos, de tal forma que diferentes povos foram, e têm sido, atingidos em diferentes partes do mundo nas épocas mais distintas.
Assim, propomos um dossiê que acolha pesquisas sobre escravizados e escravizadores mergulhados na dinâmicas do comércio de cativos. Tal perspectiva abrangente cronológica e geograficamente propõe-se a motivar pesquisas primárias e/ou análises comparativas e ampliar abordagens sobre o comércio de pessoas escravizadas em diferentes contextos e circunstâncias, ampliando assim a discussão sobre essa temática. Há muito o que se estudar sobre os processos que permitem relacionar os pontos de origem dos cativos e os locais da exploração dos seus corpos e trabalho, submetendo pessoas a condições degradantes de vida e supressão das liberdades, desde épocas remotas até à contemporaneidade.

Período para submissões: até o dia 30 de Junho de 2019

Além dos textos que compõem o dossiê, a CLIO: Revista de Pesquisa Histórica publica artigos de temáticas livres, em História e áreas afins, além de resenhas, transcrição de documentos e entrevistas.

Os autores interessados, devem se cadastrar no endereço da Revista na Plataforma Open Journal System, e enviar os textos, por meio de funcionalidade específica disponível neste site, seguindo as padronizações explicitadas em Submissões Online. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e devolvidas aos autores.