Dossiê (2020.1)

Proponentes:

DrªCristiana Ferreira Lyrio Ximenes (UNEB-Profhistória/Bahia)

Drª Juliana Alves de Andrade (UFRPE- Profhistória/Pernambuco)

Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História

A presente proposta de dossiê tem por objetivo reunir pesquisadoras (es) de diferentes regiões do Brasil, para apresentar suas reflexões sobre as novas configurações do campo da pesquisa em ensino de história. Para tal, a proposta acolherá trabalhos (artigos) cujo objeto de análise sejam: as novos fontes, objetos e sujeitos problematizados na pesquisa do campo de Ensino de História, as diferentes perspectivas teóricas que influenciam na produção de sentido, os procedimento e estratégias de análise utilizados pelos diferentes pesquisadores da área de ensino de história, reflexões sobre o impacto dos programas de formação docente (PIBID, Profhistória, Residência Pedagógica e etc) na produção e difusão do conhecimento histórico, os desdobramentos do diálogo entre história, educação, psicologia e antropologia no desenvolvimento de instrumento de pesquisa sobre ensino e aprendizagem , os fundamentos epistemológicos do campo e os percursos teórico-metodológico utilizados pelas(os) pesquisadores para investigar temas sensíveis. Nesse sentido, convidamos todas(os) pesquisadoras(es)  para discutir os desafios do campo da pesquisa em ensino de história para que possamos fortalecer uma lugar consolidado por discussões urgentes e fundamentais na sociedade brasileira.

Data Limite para Submissão: 30/11/2019