Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Enfermagem UFPE on line [REUOL / Qualis Capes B2] foi fundada em dezembro de 2006, sem fins lucrativos, está classificada no QUALIS/CAPES como B-2 [Enfermagem], é editada desde 2012 pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Pernambuco [PPGENF/CCS/UFPE].

A REUOL a partir do v. 13, n. 06, y. 2019, adotou a modalidade de “publicação continuada” (rolling publishing), em consonância com a tendência crescente de periódicos exclusivamente online, que se caracteriza pela publicação em volumes anuais, sem a numeração de fascículos; por conseguinte, os artigos serão publicados conforme forem aprovados, revisados e traduzidos.

A Reuol é um periódico trilingue, em PORTUGÊS/INGLÊS/ESPANHOL, que publica os artigos na versão ORIGINAL (INGLÊS, PORTUGUÊS ou ESPANHOL) + o artigo (PORTUGUÊS ou ESPANHOL) traduzido no idioma INGLÊS.

O artigo encaminhado para avaliação em um dos idiomas PORTUGUÊS ou ESPANHOL, em caso de aprovação final, deverá ser encaminhado para traduções no idioma INGLÊS; também, o artigo em PORTUGUÊS deverá ser encaminhado para a revisão de vernáculo. Tudo isso, deverá ser providenciado de acordo com as recomendações da Revista (a lista será fornecida), sendo o custo financeiro de responsabilidade dos autores.

Quando a submissão se tratar de ARTIGO TRADUZIDO deverá ser enviado também o artigo ORIGINAL [documento suplementar ou junto a tradução (arquivo único)].

Como parte de nossos esforços para melhorar a qualidade das publicações na REUOL, gostaríamos de enfatizar a importância de manter elevados padrões éticos na publicação dos artigos. A nossa atividade editorial depende de regulamentação da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC: http://www.abecbrasil.org.br/ assim como trabalhamos em conformidade ao Código de Ética de Publicação Internacional e Orientação sobre Boa Prática em Publicações(kit com as recomendações da Elsevier: http://publicationethics.org/resources/guidelines)

MISSÃO

A REUOL tem a missão de promover a excelência da divulgação de pesquisas científicas, com alcance global, fornecendo informações que englobem a perspectiva holística em saúde e no cuidado.

Os manuscritos têm como foco no cuidado, a promoção da saúde, a prevenção da doença e dos agravos à saúde e a educação do paciente/cliente/família/comunidade.

OBJETIVOS

I ― Publicar resultados de pesquisas relacionadas com as Ciências Médicas, da Saúde e áreas afins, com especial ênfase para a Enfermagem.

II ― Estimular a publicação de manuscritos por professores, pessoal técnico, em formação, pesquisadores e pós-graduandos, com a finalidade de orientar a sistematização e a socialização do conhecimento produzido.

 

Políticas de Seção

Editorial

Texto de análise ou de opinião sobre temas da atualidade, de autoria do Conselho Editorial ou solicitada a pessoas de reconhecida credibilidade na comunidade científica. E um texto em que o conteúdo expressa a opinião do autor,  sem a obrigação de ter alguma imparcialidade ou objetividade. Pode ter referências ou não e estar relacionado com algum manuscrito da edição.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Original

Caracteriza-se como a finalização de várias etapas da pesquisa científica.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de caso clínico

É importante como meio de disseminação do conhecimento referente aos aspectos clínico-patológicos de um tema científico. Novas técnicas, terapias, diagnósticos, patologias, materiais e soluções inovadoras para problemas especiais, fenômenos anatômicos e fisiológicos, são exemplos a serem relatados. As ilustrações são fundamentais nos artigos dessa natureza [radiografias, fotos, desenhos, dentre outras].

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão sistemática

Avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto, de modo a conter uma análise comparativa dos trabalhos na área, que discuta os limites e alcances metodológicos, permitindo indicar perspectivas de continuidade de estudos naquela linha de pesquisa e devendo conter conclusões. As premissas da revisão sistemática são: a exaustão na busca dos estudos, a seleção justificada dos estudos por critérios de inclusão e exclusão explícitos e a avaliação da qualidade metodológica, bem como o uso de técnicas estatísticas para quantificar os resultados. Devem ser descritos os procedimentos adotados para a revisão, como as estratégias de busca, seleção e avaliação dos artigos, esclarecendo a delimitação e limites do tema.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Análise reflexiva

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão integrativa

Método de pesquisa que apresenta a síntese de múltiplos estudos publicados e possibilita conclusões gerais a respeito de uma área específica de estudo, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado. Etapas da revisão integrativa: identificação do tema e seleção da hipótese ou questão de pesquisa para a elaboração do estudo, estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos/ amostragens, ou busca na literatura, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados/categorização dos estudos, avaliação dos estudos incluídos na revisão, interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Informativo

Relato de estudos avaliativos, originais, de pesquisa contendo dados inéditos e relevantes para a saúde, resultados de investigação, aplicação de técnica ou com base em teoria. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiência

Destinados a descrever analiticamente a atuação da enfermagem nas diferentes áreas.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota prévia

Estrutura que tem a função de publicar rapidamente alguma informação sobre resultados importantes alcançados com a pesquisa e/ou apenas para garantir a propriedade intelectual por meio do registro da informação.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resumo

Resumos de teses e dissertações ― são de trabalhos apresentados e aprovados. 

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha de livro

Qualquer autor pode remeter a REUOL resenhas de livros que considere de interesse para a Enfermagem ou áreas afins. A publicação das mesmas estará submetida a critérios de avaliação de qualidade. Aparte das revisões anteriores, os autores podem remeter obras em qualquer idioma para que sejam revistas pela revista.  As revisões serão precedidas de um título com os seguintes dados: Título do livro em maiúsculas; nome do autor ou autores, ou, no caso de livros coletivos, o dos editores ou coordenadores (em negrito); lugar de publicação, editora, ano de publicação e número de páginas. O nome e centro de trabalho de quem realiza a resenha irá no final do texto.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Carta ao Editor


Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O Editor avalia a relevância e o cumprimento de requisitos mínimos para a apresentação formal de um artigo científico e, se aprovado, o enviará a dois Avaliadores ad hoc. A seleção de revisores será feita com vista a alcançar credibilidade e consistência na avaliação.

Para a avaliação os revisores terão disponíveis o formulário de avaliação da Reuol onde podem facilmente expor sua decisão final de deferimento, indeferimento sugestões de correção. Seja qual for a decisão, os autores devem considerar com esta forma de avaliação que se busca primar pela melhor qualidade da publicação.


O processo de avaliação utiliza o sistema Double blind peer review, preservando a identidade dos autores e consultores, com emprego de formulário da Reuol. O prazo de devolução para os pareceres é, no máximo, 15 dias, quando for aceita a realização da avaliação pelos avaliadores. Caso contrário, será enviado para outros consultores. Em persistindo a não aceitação, dois membros do Conselho Editorial avaliarão o artigo.

Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados para o autor responsável pela submissão que terá o prazo de 7 (sete) dias para atender as solicitações. Caso contrário, o manuscrito será arquivado por entendermos que não houve interesse em atender a solicitação para ajustes de acordo com as avaliações realizadas. Se houver interesse ainda em publicá-lo, o artigo deverá ser submetido novamente, que será iniciado novo processo de julgamento por pares.  

 

Periodicidade

A Revista de Enfermagem UFPE on line (REUOL), a partir do volume 13 junho 2019, passou a adotar a modalidade de “publicação continuada” (rolling publishing), em consonância com a tendência crescente de periódicos exclusivamente online. Esta se caracteriza pela publicação em volumes anuais, sem a numeração de fascículos; por conseguinte, os artigos serão publicados conforme forem aprovados.

A publicação continuada favorece as métricas dos periódicos ao possibilitar o abreviamento dos tempos entre submissão e publicação, além de demonstrar o impacto das produções no meio acadêmico e respectivo periódico, atraindo assim os pesquisadores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Passo a passo para o envio de artigos

Antes de enviar o artigo solicito-lhe LEITURA ATENTA ÀS NORMAS DA REUOL, pois evitará atraso no processo de avaliação/publicação.

Siga as instruções de Submissão: Passo a Passo

 

Política Editorial

AVALIAÇÃO DUPLO CEGA PELOS PARES (Double blind peer review)

Previamente à publicação, todos os artigos enviados à Reuol passam por processo de revisão e arbitragem, como forma de garantir seu padrão de qualidade e a isenção na seleção dos trabalhos a serem publicados. Inicialmente, o artigo é avaliado pelo Editor-Chefe para verificar se está de acordo com as normas de publicação e completo. Todos os trabalhos são submetidos à avaliação pelos pares (Double blind peer review) por pelo menos três revisores selecionados dentre os membros da Equipe Editorial. A aceitação é baseada na originalidade, significância, conteúdo, adequação bibliográfica e contribuição científica. Os revisores preenchem o formulário da Reuol [INSTRUMENTO_DE_AVALIACAO_MAR_2013.doc], no qual fazem a apreciação rigorosa de todos os itens que compõem o trabalho. Ao final, farão comentários gerais sobre o trabalho e opinarão se o mesmo deve ser publicado, corrigido segundo as recomendações. De posse desses dados, o editor toma a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os avaliadores, pode ser solicitada uma nova opinião para melhor julgamento. Quando são sugeridas modificações pelos revisores, as mesmas são encaminhadas ao autor principal e, a nova versão encaminhada aos revisores para verificação se as sugestões/exigências foram atendidas. Em casos excepcionais, quando o assunto do manuscrito assim o exigir, o Editor poderá solicitar a colaboração de um profissional que não conste da relação do Conselho Editorial para fazer a avaliação. Todo esse processo é realizado por meio do sistema de submissão e gerenciamento da publicação on line. O sistema de avaliação é o duplo cego, garantindo o anonimato em todo processo de avaliação. A decisão sobre a aceitação do artigo para publicação ocorrerá, sempre que possível, no prazo de três meses a partir da data de seu recebimento. As datas do recebimento e da aprovação do artigo para publicação são informadas no artigo publicado com o intuito de respeitar os interesses de prioridade dos autores.

IDIOMA/TRADUÇÃO

Os artigos podem ser redigidos nos idiomas Português/Inglês/Espanhol, obedecendo à ortografia oficial de cada idioma, empregando a linguagem fácil e precisa e evitando-se a informalidade da linguagem coloquial. O artigo com a aprovação para publicação deverá ser encaminhado para um ou mais dos tradutores indicados em uma lista pela Revista + empresas, sendo o custo financeiro de responsabilidade dos autores. No entanto, não será aceita a tradução feita por outro/s tradutor/es, apenas dos que estão indicados com o envio da “declaração de tradução” + cópia duplicada do artigo para o autor x editor.

PESQUISA COM SERES HUMANOS E ANIMAIS

Os autores devem, no item Método, declarar que a pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética em Pesquisa de sua Instituição (enviar declaração assinada que aprova a pesquisa), em consoante à Declaração de Helsinki revisada em 2000 [World Medical Association (www.wma.net/e/policy/b3.htm)] e da Resolução nº 466/2012  do Conselho Nacional de Saúde (http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf). Também, faz-se obrigatório o envio de cópia de aceitação do projeto no CEP como documento suplementar ou anexo ao final do artigo.
Na experimentação com animais, os autores devem seguir o CIOMS (Council for International Organization of Medical Sciences) Ethical Code for Animal Experimentation (WHO Chronicle 1985; 39(2):51-6) e os preceitos do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA (www.cobea.org.br). O Corpo Editorial da Revista poderá recusar artigos que não cumpram rigorosamente os preceitos éticos da pesquisa, seja em humanos ou animais. Os autores devem identificar precisamente todas as drogas e substâncias químicas usadas, incluindo os nomes do princípio ativo, dosagens e formas de administração. Devem, também, evitar nomes comerciais ou de empresas.

POLÍTICA PARA REGISTRO DE ENSAIOS CLÍNICOS

A Reuol, em apoio às políticas para registro de ensaios clínicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE), reconhecendo a importância dessas iniciativas para o registro e divulgação internacional de informação sobre estudos clínicos, em acesso aberto, somente aceitará para publicação, a partir de julho de 2010, os artigos de pesquisas clínicas que tenham recebido um número de identificação em um dos Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e ICMJE, disponível no endereço: http://clinicaltrials.gov ou no site do Pubmed, no item. O número de identificação deve ser registrado ao final do resumo.

DIREITOS AUTORAIS E DE RESPONSABILIDADE

O autor responsável pela submissão do artigo deverá encaminhar pelo sistema on line da Reuol, como documento suplementar, a DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL E DE RESPONSABILIDADE assinada por todos os autores, acessada pelo link: authorship_responsibility.doc

CRITÉRIOS DE AUTORIA 

Que sejam adotados os critérios de autoria dos artigos segundo as recomendações do International Committee of Medical Journal Editors. Assim, apenas aquelas pessoas que contribuíram diretamente para o conteúdo intelectual do trabalho devem ser listadas como autores.

Os autores devem satisfazer a todos os seguintes critérios, de forma a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:

1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;

2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;

3. Ter aprovado a versão final.

A responsabilidade pelo conteúdo de artigos submetidos à REUOL é dos autores. Embora as informações nesta Revista sejam consideradas verdadeiras e precisas ao serem publicadas, nem o editor nem os membros da equipe editorial podem aceitar qualquer responsabilidade legal por quaisquer erros ou omissões que possam ser feitas. A editoria não oferece nenhuma garantia, expressa ou implícita, com relação ao material publicado.

Pessoas que não preencham tais requisitos e que tiveram participação puramente técnica ou de apoio geral, podem ser citadas na seção Agradecimentos.

CONFLITOS DE INTERESSES e DECLARAÇÃO

Os conflitos de interesses podem ser da esfera política, acadêmica, comercial, pessoal e financeira. Portanto, solicitamos que o autor, ao submeter artigos à REUOL, que copie e cole no local apropriado da submissão cada DECLARAÇÃO:

"Eu, autor responsável pela submissão do artigo, certifico que não possuo quaisquer conflitos de interesse relacionado ao artigo."

"Eu, autor responsável pela submissão do artigo, certifico que este autor não possui quaisquer conflitos de interesse relacionado ao artigo."

O Conselho Editorial da REUOL não rejeitará artigos em função de conflitos de interesse, pois reconhece que são inevitáveis.