Determinantes da procura direta pela população com acometimentos preveníveis no pronto atendimento

Hanna Beatriz Tibães, Danielle Sandra Azevedo, Álvia Maria Alves

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender os determinantes da procura direta pela população com acometimentos preveníveis no Pronto Atendimento. Método: estudo qualitativo com usuários do Pronto Atendimento que aguardavam consultas. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas e observação da porta de entrada do Pronto Atendimento. Na análise, foi empregada a Técnica de Análise de discurso, na modalidade Análise Categorial, resultando em três categorias: Perfil da população atendida no PA, Compreensão de urgência, emergência e o papel do Pronto Atendimento, O papel da atenção básica. Resultados: a clientela pertence a vários municípios; a compreensão de urgência e emergência possui único significado ou o termo é desconhecido. O Pronto Atendimento é uma unidade facilitadora de acesso ao sistema, além de haver um desconhecimento do papel da Unidade Básica de Saúde. Conclusão: a população não possui vínculo com a unidade de origem e o seu deslocamento gera ônus para o município, que recebe procura superior as suas possibilidades, demandando reorganização da saúde local. Descritores: Serviço Hospitalar de Emergência; Centros de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde.

ABSTRACT

Objective: to understand the determinants of direct demand by the population with preventable solutions in the emergency room. Method: qualitative study with emergency room users who were waiting for consultations. Semi-structured interviews were used and observation of the emergency room entryway. In the analysis, the technique of analysis of discourse was used, in Categorial Analysis mode, resulting in three categories: Profile of the population assisted in emergency room, emergency and urgent cases understanding and the role of the emergency room, the role of basic care. Results: the clients belong to various municipalities; understanding of urgent and emergency has only one meaning or the term is unknown. The emergency room is a facilitator of access to the system, in addition to be a misunderstanding of the role of Basic Health Unit. Conclusion: the population has no connection with the source unit and the displacement generates burden for the municipality, which receives higher demand of its possibilities, demanding local health reorganization. Descriptors: Hospital Emergency Service; Health Centers; Access to Health Services.

RESUMEN

Objetivo: comprender los determinantes de la búsqueda directa por la población con situaciones prevenibles en el Pronto Socorro. Método: estudio cualitativo con usuarios del Pronto Socorro que aguardaban consultas. Se utilizaron entrevistas semi-estructuradas y observación de la puerta de entrada del Pronto Socorro. En el análisis, fue empleada la Técnica de Análisis de discurso, en la modalidad Análisis Categorial, resultando en tres categorías: Perfil de la población atendida en el PS, Comprensión de urgencia, emergencia y el papel del Pronto Socorro, El papel de la atención básica. Resultados: la clientela pertenece a varios municipios; la comprensión de urgencia y emergencia posee único significado o el término es desconocido. El Pronto Socorro es una unidad facilitadora de acceso al sistema, además de haber un desconocimiento del papel de la Unidad Básica de Salud. Conclusión: la población no posee vínculo con la unidad de origen y su desplazamiento genera carga para el municipio, que recibe búsqueda superior a sus posibilidades, demandando reorganización de la salud local. Descriptores: Servicio Hospitalario de Emergencia; Centros de Salud; Acceso a los Servicios de Salud.


Palavras-chave


emergency service hospital; health centers; health services accessibility

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i10a10061p3306-3313-2014



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