Therapeutic communication basic instrument in hospitalized children

Kátia Cenira da Silva Andrade, Fabiana Ferraz Ferraz, Daniela Karina Antão Marques, Adriana Lira Rufino de Lucena, Kátia Neyla de Freitas Macêdo Costa

Abstract


ABSTRACT

Objective: to identify therapeutic communication strategy most commonly used in nursing care for hospitalized children. Method: a descriptive, observational study with a quantitative approach, performed between March and April 2013, with 13 nurses, 25 nursing technicians and all children assisted in pediatrics and pediatric observation unit of a public hospital in Paraíba. To record data a checklist was used, then, grouped in tables and analyzed from the literature. The research project was approved by the Research Ethics Committee, CAAE: 12950813.0.0000.5179. Results: it shows the low use of therapeutic communication techniques by the nursing team during the service, suggesting greater attention of these professionals about the subject. Conclusion: it is considered necessary to work and develop strategies to obtain and prioritize the process of therapeutic communication as relevant and critical care nursing activity during children´s hospitalization. Descriptors: Nursing; Communication; Hospitalized Children.

RESUMO

Objetivo: identificar a estratégia de comunicação terapêutica mais utilizada na assistência de enfermagem à criança hospitalizada. Método: estudo descritivo, observacional, com abordagem quantitativa, realizado entre os meses de março e abril de 2013, com 13 enfermeiros, 25 técnicos de enfermagem e todas as crianças atendidas na clínica pediátrica e no setor de observação pediátrica de um hospital público na Paraíba. Para o registro dos dados, utilizou-se checklist, em seguida, estes foram agrupados em tabelas e analisados a partir da literatura. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 12950813.0.0000.5179. Resultados: evidencia a pouca utilização das técnicas de comunicação terapêutica pela equipe de enfermagem durante a assistência, sugerindo uma maior atenção desses profissionais sobre a temática. Conclusão: considera-se necessário trabalhar e desenvolver estratégias para efetivar e priorizar o processo de comunicação terapêutica como atividade de enfermagem relevante e essencial ao cuidado durante a hospitalização infantil. Descritores: Enfermagem; Comunicação; Criança Hospitalizada.

RESUMEN

Objetivo: identificar la estrategia de comunicación terapéutica más utilizada en la asistencia de enfermería al niño hospitalizado. Método: estudio descriptivo, observacional con enfoque cuantitativo, realizado entre los meses de marzo y abril de 2013, con 13 enfermeros, 25 técnicos de enfermería y todos los niños atendidos en la clínica pediátrica y en el sector de observación pediátrica de un hospital público en Paraíba. Para el registro de los datos se utilizó un checklist, en seguida, fueron agrupados en tablas y analizados a partir de la literatura. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, CAAE: 12950813.0.0000.5179. Resultados: muestra la poca utilización de las técnicas de comunicación terapéutica por el equipo de enfermería durante la asistencia, sugiriendo una mayor atención de esos profesionales sobre el tema. Conclusión: se considera necesario trabajar y desarrollar estrategias para efectuar y priorizar el proceso de comunicación terapéutica como actividad de enfermería relevante y esencial al cuidado durante la hospitalización infantil. Descriptores: Enfermería; Comunicación; Niño Hospitalizado.


Keywords


enfermagem; comunicação; criança hospitalizada.



DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i11a10769p9784-9792-2015



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