Síndrome da imunodeficiência adquirida: conhecimento de adolescentes

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Fernando Alves Soares, Wanessa Cardoso Souza, Valessa Gizele Ramos de Oliveira, José Ronivon Fonseca

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar o conhecimento de adolescentes de uma escola estadual sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida. Método: estudo descritivo, observacional, com abordagem quantitativa. A amostra deste estudo compreendeu 53 estudantes do ensino médio. Foi utilizado um questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE: 0236.0.445.000-11. Resultados: a maior parte dos estudantes apresentou idade de 18 anos (66%), sexo feminino (51%), reside com os pais (88,6%) e são solteiros (96%). Do total, 98% sabem que a AIDS é uma doença que não possui cura, mas tem controle; 62,2% dos alunos não conhecem o agente etiológico; e 66% desconhecem a manifestação da doença. Conclusão: os adolescentes demonstraram conhecer sobre a doença, mas ainda há déficit no conhecimento na qual se recomenda o desenvolvimento de medidas educativas específicas para este público. Descritores: Conhecimento; Adolescente; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV.

ABSTRACT

Objective: identifying the knowledge of adolescents from a state school about the acquired immunodeficiency syndrome. Method: a descriptive, observational study of a quantitative approach. The sample comprised 53 high school students. There was used a semi-structured questionnaire as a data collection instrument. The research project was approved by the Research Ethics Committee, CAAE: 0236.0.445.000-11. Results: most students were aged 18 (66%), women (51%), living with parents (88,6%) and are single (96%). Of the total, 98% know that AIDS is a disease that has no cure but it has control; 62,2% of students do not know the causative agent; and 66% are unaware of the manifestation of the disease. Conclusion: the teenagers demonstrated knowledge about the disease, but there is still a deficit in knowledge, which is recommended for the development of specific educational measures for this group. Descriptors: Knowledge; Adolescents; Acquired Immunodeficiency Syndrome; HIV.

RESUMEN

Objetivo: identificar los conocimientos de los adolescentes de una escuela estatal acerca del síndrome de inmunodeficiencia adquirida. Método: este es un estudio descriptivo, observacional con un enfoque cuantitativo. La muestra fue compuesta por 53 estudiantes de secundaria. Se utilizó un cuestionario semi-estructurado como un instrumento para la recolección de datos. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en la Investigación, CAAE: 0236.0.445.000-11. Resultados: la mayoría de los estudiantes tenían la edad de 18 años (66%), la mayoría mujeres (51%), viviendo con los padres (88,6%) y son solteros (96%). Del total, el 98% sabe que la SIDA es una enfermedad que no tiene cura, pero tiene el control; 62,2% de los estudiantes no saben el agente causal; y el 66% no son conscientes de la manifestación de la enfermedad. Conclusión: los adolescentes demostraron saber acerca de la enfermedad, pero todavía hay un déficit en el conocimiento, que recomienda el desarrollo de medidas educativas específicas para este grupo. Descriptores: Conocimiento; Adolescentes; Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida; VIH.


Palavras-chave


Conhecimento; Adolescente; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i10a10862p1484-1492-2015



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