O valor lógico para o discente de enfermagem: encontro com Max Scheler

Gilberto de Lima Guimaraes, Tania Couto Machado Chianca, Isabel Yovana Quispe Mendonza, Vânia Regina Goveia, Mariana Oliveira Guimaraes, Lígia de Oliveira Viana

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender no discurso do discente concluinte de Enfermagem o valor lógico e discuti-lo à luz dos pressupostos da Teoria de Valor de Max Scheler. Método: estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, com enfoque fenomenológico. Os sujeitos foram dez discentes de uma instituição de ensino superior de Enfermagem de Belo Horizonte/MG. Os dados foram produzidos no período de agosto a setembro de 2014 por meio de entrevista fenomenológica. Empregou-se a hermenêutica Diltheyniana para desvelar o sentido nas falas. Resultados: o conhecimento técnico-científico e a sensibilidade são fundantes para o cuidado de enfermagem. Conclusão: o cuidado de enfermagem é expressão da competência técnica, científica e humana. Deve envolver simpatia, solidariedade, compreensão e combate à insensibilidade diante do paciente, além de estabelecer relação Eu-Tu. Essa condição ratifica o campo axiológico da profissão. Descritores: Enfermagem; Cultura; Valores Sociais; Filosofia; Educação.

ABSTRACT

Objective: to understand the logical value in the discourse of graduating Nursing students and discuss it in the light of the assumptions of the Theory of Value of Max Scheler. Method: exploratory-descriptive study with qualitative approach and phenomenological focus. The subjects were ten students of a higher education institution of Nursing in Belo Horizonte/MG. Data were produced in the period of August through September 2014 using phenomenological interviews. The Diltheynian hermeneutics was employed to unveil the sense of the words. Results: technical-scientific knowledge and sensibility are foundational to nursing care. Conclusion: nursing care is an expression of technical, scientific and human responsibility. It must involve sympathy, solidarity, understanding and fighting against insensibility before the patient, besides establishing a Me-You relationship. This condition confirms the axiological field of the profession. Descriptors: Nursing; Culture; Social values; Philosophy; Education.

RESUMEN

Objetivo: comprender en el discurso del estudiante concluyente de Enfermería el valor lógico y discutirlo con base en las ideas de la Teoría de Valor de Max Scheler. Método: estudio exploratorio-descriptivo, con enfoque cualitativo, con enfoque fenomenológico. Los sujetos fueron diez estudiantes de una institución de enseñanza superior de Enfermería de Belo Horizonte/MG. Los datos fueron producidos en el período de agosto a septiembre de 2014 por medio de entrevista fenomenológica. Se usó la hermenéutica Diltheyniana para desvelar el sentido en los discursos. Resultados: el conocimiento técnico-científico y la sensibilidad son fundantes para el cuidado de enfermería. Conclusión: el cuidado de enfermería es expresión de la competencia técnica, científica y humana. Debe envolver simpatía, solidaridad, comprensión y combate a la insensibilidad frente al paciente, además de establecer relación Yo-Tu. Esa condición ratifica el campo axiológico de la profesión. Descriptores: Enfermería; Cultura; Valores Sociales; Filosofía; Educación.


Palavras-chave


Enfermagem; Valores Sociais;Filosofia; Cultura;Educação

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i2a10973p428-434-2016



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