Mestrado em enfermagem: sentimentos vivenciados por estudantes

Maria José Quina Galdino, Júlia Trevisan Martins, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Renata Perfeito Ribeiro

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar os sentimentos vivenciados por estudantes de mestrado em enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva realizada com 25 estudantes de um curso de mestrado em enfermagem de uma universidade pública paranaense. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2014, utilizando-se entrevistas semiestruturadas que foram audiogravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Resultados: emergiu uma categoria analítica << Sentimentos vivenciados por mestrandos em enfermagem >> que originou quatro subcategorias: << Conquista, privilégio e sonho realizado >>; << Oportunidade de crescimento profissional e pessoal >>; << Dúvidas sobre importância do mestrado >> e << Dificuldades para conciliar o mestrado com a vida particular >>. Conclusão: sentimentos ambíguos são experimentados pelos estudantes. Assim, sugere-se a adoção de medidas para diminuir os fatores que provocam as insatisfações. Descritores: Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Estudantes; Emoções.

ABSTRACT

Objective: analyzing the feelings experienced by masters students of nursing. Method: a qualitative research, exploratory and descriptive conducted with 25 students of a Master's degree in nursing of a public university in Paraná. Data collection took place from October to December 2014 using semi-structured interviews that were audio recorded and transcribed in full. Data were analyzed using content analysis. Results: an analytic category has emerged << Feelings experienced by master’s students of nursing >> that originated four subcategories: << Conquest, privilege and dream come true; << Opportunity of professional and personal growth >>; << Doubts about the importance of mastership >> and << Difficulties in reconciling the mastership with private life >>. Conclusion: mixed feelings are experienced by students. Thus, the adoption of measures is suggested to reduce the factors that cause dissatisfaction. Descriptors: Graduate Nursing Education; Students; Emotions.

RESUMEN

Objetivo: analizar los sentimientos que experimentan los estudiantes de maestría en enfermería. Método: una investigación cualitativa, exploratoria y descriptiva llevada a cabo con 25 estudiantes de grado de maestría en enfermería de una universidad pública del estado de Paraná. La recolección de datos se llevó a cabo a partir de octubre a diciembre de 2014 a través de entrevistas semi-estructuradas que fueron audio grabadas y transcritas en su totalidad. Los datos fueron analizados mediante el análisis de contenido. Resultados: una categoría analítica ha surgido << Los sentimientos experimentados por los maestros en enfermería >> que se originaron cuatro subcategorías: << Conquista, privilegio y sueño hecho realidad >>; << Oportunidad de crecimiento profesional y personal >>; << Dudas acerca de la importancia de la maestría >> y << Dificultades para conciliar el maestro en la vida privada >>. Conclusión: sentimientos ambiguos son experimentados por los estudiantes. Por lo tanto, se sugiere la adopción de medidas para reducir los factores que causan las insatisfacciones. Descriptores: Grado de Educación en Enfermería; Estudiantes; Emociones.


Palavras-chave


Educação de Pós-graduação em Enfermagem; Estudantes; Emoções.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i2a10982p501-507-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios