Uso da tecnologia da informação e comunicação entre docentes à luz da Teoria Fundamentada nos Dados

Kamila Nethielly Souza Leite, Sérgio Ribeiro dos Santos, Smalyanna Sgren da Costa Andrade, Ana Aline Lacet Zaccara, Karen Krystine Gonçalves de Brito, Sheila da Costa Rodrigues Silva

Resumo


RESUMO

Objetivos: analisar os discursos dos docentes sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação enquanto recurso do processo de ensino-aprendizagem à luz da Teoria Fundamentada nos Dados e elaborar um modelo representativo a partir de mapa conceitual. Método: estudo exploratório com abordagem qualitativa desenvolvido com docentes de uma instituição federal de ensino superior de João Pessoa/PB. Os discursos foram analisados à luz da Teoria Fundamentada nos Dados e o mapa conceitual foi elaborado com auxílio do Programa Cmap Tolls versão 5.06. Resultados: os discursos geraram categorias sobre as condições causais, inerentes, intervenientes e consequências relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem. Conclusão: aliar a formação em enfermagem ao ambiente virtual inova e ao mesmo tempo dinamiza a forma de ensinar. Descritores: Docentes; Tecnologia Educacional; Educação em Enfermagem; Internet.

ABSTRACT

Objectives: analyzing the speeches of teachers about the use of information technologies and communication as a resource of the teaching-learning process of Grounded Theory and draw up a representative model from conceptual map. Method: an exploratory study of a qualitative approach developed with teachers of a federal university in João Pessoa/PB. The speeches were analyzed according to the Grounded Theory and the concept map was drawn with the help of the program Cmap Tolls version 5.6. Results: the speeches generated categories of causal conditions, inherent, intervenients and consequences related to Information and Communication Technologies (ICT) in teaching-learning process in nursing. Conclusion: combine nursing education to the virtual environment innovates, while streamlines the way of teaching. Descriptors: Teachers; Educational Technology; Nursing Education; Internet.

RESUMEN

Objetivos: analizar los discursos de los profesores en el uso de tecnologías de la información y la comunicación como recurso del proceso de enseñanza-aprendizaje a la luz de la Teoría Fundamentada y la elaboración de un modelo representativo de un mapa conceptual. Método: un estudio exploratorio con enfoque cualitativo desarrollado con los profesores de una universidad federal en João Pessoa/PB. Los discursos fueron analizados según la Teoría Fundamentada y el mapa conceptual se elaboró ​​con la ayuda del programa Cmap Peajes versión 5.6. Resultados: los discursos han generado categorías de condiciones causales, inherentes, intervenientes y consecuencias relacionadas con las Tecnologías de Información y la Comunicación (TIC) y en el proceso de enseñanza-aprendizaje en enfermería. Conclusión: combinar la educación de enfermería para el entorno virtual innova, mientras agiliza la forma de enseñar. Descriptores: Los Maestros; Tecnología Educativa; Enfermería Educación; Internet.


Palavras-chave


Docentes. Tecnologia Educacional. Educação em enfermagem. Internet.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i2a10984p515-523-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios