O ensino do cuidado nos cursos de graduação em enfermagem do brasil: revisão integrativa

Marta Pereira Coelho, Harlon França de Menezes, Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, Aline Furtado da Rosa, Ana Cristina Silva Pinto, Renata Jabour Saraiva

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar as publicações científicas da enfermagem brasileira sobre o ensino do cuidado nos cursos de graduação. Método: estudo de revisão integrativa nas bases dados LILACS, MEDLINE e biblioteca virtual SCIELO no período 2003 a 2013. Resultados: a amostra contou com nove estudos abordando ensino do cuidar, elencando três categorias: Distorções entre concepções e práticas docentes; Metodologias para o ensino do cuidar; Professor como mediador no processo ensino-aprendizagem. Conclusão: identificaram-se distorções entre as concepções e as práticas docentes no ensino, revelando docente com concepção adequada de ensino do cuidar, porém com dificuldade em ensinar o cuidado. Docentes utilizam a metodologia tradicional não promovendo a reflexão crítica do discente. Ensinar o cuidado é um desafio. Destacam-se: deficiências na formação como enfermeiro e docente; ausência de fundamentos e teorias como base no ensino do cuidado; desconhecimento de metodologias atuais para favorecer o pensamento crítico do discente. Descritores: Ensino; Cuidado; Enfermagem; Docentes.

ABSTRACT

Objective: to analyze the scientific publications of Brazilian nursing care about teaching in undergraduate courses. Method: study with an integrative review in the databases of LILACS, MEDLINE and SciELO virtual library in the period from 2003 to 2013. Results: the sample consisted of nine studies addressing education of caring, listing three categories: Distortions between conceptions and teaching practices; Methodologies for the teaching of care; The teacher as a mediator in the teaching-learning process. Conclusion: distortions between the conceptions and teaching practices in teaching were identified, showing the teacher with adequate conception of teaching of care, but with difficulty of teaching care. Teachers use traditional methods not promoting student´s critical reflection. Teaching care is challenging, highlighting: deficiencies in training as a nurse and teacher; lack of fundamentals and theories based on the careful education; lack of current methodologies to foster critical thinking of students. Descriptors: Education; Care; Nursing; Teachers.

RESUMEN

Objetivo: analizar las publicaciones científicas de enfermería brasilera sobre la enseñanza del cuidado en los cursos de graduación. Método: estudio de revisión integradora en las bases de datos LILACS, MEDLINE y biblioteca virtual SCIELO en el período de 2003 a 2013. Resultados: la muestra contó con nueve estudios abordando enseñanza del cuidar, listando tres categorías: Distorsiones entre concepciones y prácticas docentes; Metodologías para la enseñanza del cuidar; Profesor como mediador en el proceso enseñanza-aprendizaje. Conclusión: se identificaron distorsiones entre las concepciones y las prácticas docentes en la enseñanza, revelando al docente con concepción adecuada de enseñanza del cuidar, pero con dificultad en enseñar el cuidado. Docentes utilizan la metodología tradicional no promoviendo la reflexión crítica del discente. Enseñar el cuidado es un desafío. Se destacan: deficiencias en la formación como enfermero y docente; ausencia de fundamentos y teorías como base en la enseñanza del cuidado; desconocimiento de metodologías actuales para favorecer el pensamiento crítico del discente. Palabras clave: Enseñanza; Cuidado; Enfermería; Docentes.


Palavras-chave


Ensino; Cuidado; Enfermagem; Docentes.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i2a11001p647-656-2016



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