A educação permanente no cotidiano das chefias de enfermagem no processo de acreditação hospitalar

Viviane Brasil Amaral dos Santos Coropes, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Carmen Lucia de Paula, Andrea Cristina Fortuna de Oliveira, Cláudia Quinto Santos de Souza

Resumo


RESUMO

Objetivos: descrever a realidade da educação no processo de trabalho das chefias de enfermagem em um hospital acreditado; identificar limites e possibilidades para a implementação da educação permanente neste cotidiano de trabalho; e analisar se a implementação traria implicações no cotidiano das chefias de enfermagem em um hospital acreditado. Método: estudo descritivo, exploratório, de campo, com abordagem qualitativa, realizado no Instituto Nacional do Câncer/RJ. Enfermeiros que ocupam cargos de chefia participaram da entrevista semiestruturada e análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: a instituição fornece insumos, equipamentos e manutenção de um número limítrofe de recursos humanos, contudo carece de investimento na capacitação dos profissionais. A implementação da educação permanente elevaria o padrão dos processos e da assistência, possibilitando o alcance dos padrões de qualidade. Conclusão: profissionais expressaram necessidade de maior investimento em educação permanente. Descritores: Acreditação; Enfermagem; Educação Continuada.

ABSTRACT

Objectives: to describe the reality of education in the work process of nursing managers in an accredited hospital; to identify the limits and possibilities for the implementation of permanent education in the daily work, and analyze whether the implementation would bring implications in the daily life of nursing managers in an accredited hospital. Method: this is a descriptive, exploratory study, of field, with a qualitative approach, conducted at the National Cancer Institute/RJ. Nurses who occupy management positions participated in semi-structured interviews and analysis of the Collective Subject Discourse. Results: the institution provides inputs, equipment and maintenance of an adjacent number of human resources, but lacks investment in the professionals training. The implementation of permanent education would raise the standard of care processes, allowing the achievement of quality standards. Conclusion: professionals expressed a need for greater investment in permanent education. Descriptors: Accreditation; Nursing; Continuing Education.

RESUMEN

Objetivos: describir la realidad de la educación en el proceso de trabajo de las jefas de enfermería en un hospital acreditado; identificar límites y posibilidades para la implementación de la educación permanente en este cotidiano de trabajo; y analizar si la implementación traería implicaciones en lo cotidiano de las jefas de enfermería en un hospital acreditado. Método: estudio descriptivo, exploratorio, de campo, con abordaje cualitativo, realizado en el Instituto Nacional del Cáncer/RJ. Enfermeros que ocupan cargos de jefe participaron de la entrevista semi-estructurada y análisis del Discurso del Sujeto Colectivo. Resultados: la institución fornece insumos, equipamientos y manutención de un número limítrofe de recursos humanos, con todo carece de inversión en la capacitación de los profesionales. La implementación de la educación permanente elevaría el padrón de los procesos y de la asistencia, posibilitando el alcance de los padrones de calidad. Conclusión: profesionales expresaron necesidad de mayor inversión en educación permanente. Descriptores: Acreditación; Enfermería; Educación Continuada.


Palavras-chave


Acreditação; Enfermagem; Educação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i3a11062p1088-1093-2016



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