Uso do metilfenidato na medicalização da educação infantil: revisão integrativa

Bárbara Santos Ribeiro, Paula Lacerda Leite, Edite Lago da Silva Sena, Rita Narriman Silva de Oliveira Boery, Sérgio Donha Yarid

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar o que versam as produções científicas sobre o uso do Metilfenidato na medicalização da educação infantil, vinculando-as com aspectos éticos, bioéticos e legais. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Lilacs, Medline, Index Psicologia, biblioteca virtual ScIELO e pela ferramenta de pesquisa Google Acadêmico. A busca resultou no encontro de quarenta e nove estudos, após aplicação dos critérios de seleção, a amostra compôs-se de oito artigos. Resultados: verificou-se que apesar de nenhum estudo relacionar diretamente o uso do Metilfenidato com a bioética, vários destes, suscitaram considerações de que essa prática pode representar malefício ao desenvolvimento infantil e transgressão a princípios legais. Conclusão: os critérios utilizados na prescrição do Metilfenidato para crianças devem ser mais rigorosos, pois, ao submetê-las aos efeitos do fármaco, profissionais da saúde, familiares e educadores, poderão estar violando princípios éticos, bioéticos e legais. Descritores: Metilfenidato; Medicalização; Educação Infantil; Bioética.

ABSTRACT

Objective: to analyze the scientific productions that deal on the use of methylphenidate in the medicalization of childhood education, linking them with ethical, bioethical and legal aspects. Method: this is an integrative review carried out in the databases Lilacs, Medline, Index Psicologia, virtual library SciELO and the search tool Google Scholar. The search resulted in the meeting of forty-nine studies, after applying the selection criteria, the sample consisted of eight articles. Results: it was found that although there aren’t any studies directly related to the use of methylphenidate with bioethics, several of these ones raised considerations that this practice can pose harm to children's development and breach of legal principles. Conclusion: the criteria used in the prescription of methylphenidate for children should be more stringent because, by subjecting them to drug effects, health professionals, family members and educators may be violating ethical, bioethical and legal principles. Descriptors: Methylphenidate; Medicalization; Childhood Education; Bioethics.

RESUMEN

Objetivo: analizar las producciones científicas que tratan sobre el uso de metilfenidato en la medicalización de la educación infantil, vinculándolos con aspectos éticos, bioéticos y legales. Método: se trata de una revisión integradora llevada a cabo en las bases de datos LILACS, MEDLINE, Índice de Psicología, biblioteca virtual SciELO y una herramienta de búsqueda de Google Scholar. La búsqueda dio como resultado la reunión de cuarenta y nueve estudios, después de aplicar los criterios de selección, la muestra consistió en ocho artículos. Resultados: se encontró que aunque no hay estudios relacionan directamente con el uso de metilfenidato bioética, varias de ellas, las consideraciones que esta práctica puede suponer un daño para el desarrollo y la violación de los principios legales de los niños levantó. Conclusión: los criterios utilizados en la prescripción de metilfenidato para los niños debe ser más estrictos, ya que, al someterlos a efectos de los medicamentos, los profesionales de la salud, parientes y educadores puedan estar violando principios éticos, bioéticos y legales. Descriptores: Metilfenidato; Medicalización; Educación Infantil; Bioética.


Palavras-chave


metilfenidato; medicalização; educação Infantil; bioética.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11137p3620-3630-2016



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