Hemoterapia: um desafio no cotidiano da equipe de enfermagem

Júlio Henrique Silva Amaral, Robson Luiz Silva Nunes, Lília Marques Simões Rodrigues, Márcia Ribeiro Braz, Carlos Marcelo Balbino, Zenith Rosa Silvino

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar o conhecimento de uma equipe de enfermagem sobre o processo transfusional. Método: estudo descritivo, exploratório e transversal, de abordagem qualiquantitativa, realizado no Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi, com 57 profissionais da equipe de enfermagem. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado e, posteriormente, analisados de forma descritiva. Resultados: mostram um conhecimento pouco significativo por parte da equipe de enfermagem sobre os cuidados pré e diante de uma reação transfusional. Conclusão: destaca-se a necessidade desses profissionais terem educação permanente a respeito do tema, além de treinamento em serviço, para uma conduta mais adequada mediante qualquer intercorrência que possa acontecer, visando a um melhor atendimento e sem riscos maiores para o paciente. Descritores: Hemoterapia; Educação Continuada; Treinamento Em Serviço; Equipe de Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to identify the knowledge of a nursing team about the transfusion process. Method: this is a descriptive, exploratory, and transversal study, with a qualitative approach, performed at the Luiz Gioseffi Jannuzzi School Hospital, with 57 professionals from the nursing team. The data were collected from a semi-structured questionnaire and, subsequently, analyzed in a descriptive way. Results: a little knowledge by the nursing team is shown the care before and in the transfusion reaction. Conclusion: the need for these professionals to have permanent education on the subject, in addition to in-service training, for an adequate conduct through any intercurrence that may happen, aiming at a better care and without greater risks for the patient. Descriptors: Blood Therapy; Continuing Education; In-Service Training; Nursing Staff.

RESUMEN

Objetivo: identificar el conocimiento de un equipo de enfermería sobre el proceso transfusional. Método: estudio descriptivo, exploratório y transversal, de enfoque cualitativo y cuantitativo, realizado en el Hospital Escuela Luiz Gioseffi Jannuzzi, con 57 profesionales del equipo de enfermería. Los datos fueron recogidos a partir de un cuestionario semi-estructurado y, posteriormente analizados de forma descriptiva. Resultados: muestran un conocimiento poco significativo por parte del equipo de enfermería sobre los cuidados pre y frente una reacción transfusional. Conclusión: se destaca la necesidad de esos profesionales tener educación permanente al respecto del tema, además de entrenamiento en servicio, para una conducta más adecuada mediante cualquer intercurrencia que pueda acontecer, visando a un mejor atendimiento y sin riesgos mayores para el paciente. Descriptores: Terapia de la Sangre; Educación Continua; Entrenamiento en Servicio; Personal de Enfermería.


Palavras-chave


hemoterapia; educação continuada; treinamento em serviço; equipe de enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i6a11261p4820-4827-2016



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