Reflexões acerca dos cuidados paliativos no contexto da formação em enfermagem

Ronny Anderson de Oliveira Cruz, Aurilene Josefa Cartaxo Gomes de Arruda, Glenda Agra, Marta Miriam Lopes Costa, Vannucia Karla de Medeiros Nóbrega

Resumo


RESUMO

Objetivo: promover reflexão sobre a necessidade de introduzir nos cursos de graduação em enfermagem a temática cuidados paliativos enquanto disciplina. Método: estudo descritivo, tipo reflexivo, elaborado construído por meio de pesquisas da produção científica nos meses de janeiro e fevereiro de 2016 nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BDENF e biblioteca virtual SCIELO. por meio dos descritores “Enfermagem”, “Cuidados paliativos”, “Morte” e Formação em saúde”. Resultados: os achados permitiram a reflexão sobre a necessidade de discutir e implantar uma disciplina específica sobre cuidados paliativos dentro das grades curriculares dos cursos de graduação em enfermagem a fim de preparar os graduandos mais efetivamente para o cuidar neste contexto. Conclusão: o maior desafio consiste em capacitar e formar equipes cada vez mais conscientes e comprometidas com o ofício de cuidar paliativamente, não se limitando apenas a medidas de conforto, controle da dor e administração de medicamentos. Descritores: Enfermagem; Cuidados Paliativos; Morte.

ABSTRACT

Objective: to promote the reflection about the necessity to introduce at the nursing under graduation courses the theme palliative care as a subject. Method: descriptive study of the reflective kind, elaborate and constructed through scientific production researches from January to February 2016 on the data basis MEDLINE, LILACS, BDENF and virtual library SCIELO. Through the descriptors: “Nursing”, “Palliative Cares”, “Death” and “Health Degree”. Results: the findings allowed the reflection about the necessity to discuss and implant a specific subject about the palliative cares into the nursing under graduation course curriculum aiming to prepare the students more successfully to the care in this context. Conclusion: the biggest challenge is to train and develop team more conscious and compromised with the palliative care job, not limited only to the comfort measures, pain control and medicines administration. Descriptors: Nursing; Palliative Care; Death.

RESUMEN

Objetivo: promover la reflexión sobre la necesidad de introducir en los cursos de graduación en enfermería el tema de los cuidados paliativos como una disciplina. Método: Estudio descriptivo, de tipo reflexivo, elaborado y construido a través de la investigación de la producción científica en enero y febrero de 2016 en la bases de datos MEDLINE, LILACS, BDENF y SCIELO biblioteca virtual. Con los descriptores a través de la "enfermería", "cuidados paliativos", "Muerte" y formación en materia de salud ". Resultados: los resultados permitieron a la reflexión sobre la necesidad de discutir y poner en práctica una disciplina específica de los cuidados paliativos en los planes de estudio de los cursos de graduación en enfermería con el fin de preparar a los estudiantes graduados de manera más eficaz para la atención en este contexto. Conclusión: el mayor desafío es entrenar y formar equipos cada vez más conscientes y comprometidos con el arte del cuidado paliativo, no se limitando únicamente a las medidas de confort, manejo del dolor y la administración de medicamentos. Descriptores: Enfermería; Cuidados paliativos; Muerte.


Palavras-chave


Nursing; Palliative care; Death.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i8a11381p3101-3107-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios