Metodologia da problematização no ensino em saúde: experiência com agentes comunitários de saúde

Bárbara Santos Ribeiro, Érica Assunção Carmo, Eliane dos Santos Bomfim, Tainam de Souza Guimarães Cardoso, Ana Cristina Santos Duarte, Rita Narriman Silva de Oliveira Boery

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência do uso da Metodologia da Problematização no processo ensino-aprendizagem em saúde durante uma oficina educativa. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, possibilitado a partir de uma oficina, numa Unidade de Saúde da Família do município de Jequié/BA, com Agentes Comunitários de Saúde, fundamentada na Metodologia da Problematização com o Método do Arco, que buscou capacitá-los para atuar frente às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Resultados: na perspectiva da temática trabalhada, seguiu-se à risca todos os passos propostos pelo Método do Arco a saber, Observação da Realidade, Pontos-Chave, Teorização, Hipóteses de solução e Aplicação à realidade. Conclusão: a Metodologia da Problematização consiste numa excelente estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem em saúde, pois proporciona a construção de um conhecimento crítico-reflexivo e a troca de saberes entre educador e educando. Descritores: Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizado Ativo; Educação em Saúde.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of using the Problematization Methodology in teaching-learning process of health during an educational workshop. Method: this is a descriptive study of type experience report, from a workshop in a Unit of Health of Jequié/BA, with Community Health Agents, based on Problematization methodology with the Arch Method, which sought to empower them to act against the disease transmitted by the Aedes aegypti mosquito. Results: from the perspective of the theme, we followed all the steps proposed by the Arch Method, such as Reality Observation, Key Points, theorization, Solution Hypotheses and Application to reality. Conclusion: the Problematization Methodology is a great pedagogical strategy for teaching and learning in health, it provides the construction of critical-reflexive knowledge and the exchange of knowledge between teacher and student. Descriptors: Problem-Based Learning; Active Learning; Health Education.

RESUMEN

Objetivo: presentar la experiencia de usar la metodología de la problematización en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la salud durante un taller educativo. Método: estudio descriptivo del tipo de experiencia, que fue posible a partir de un taller, en una Unidad de Salud del municipio de Jequié/BA, con agentes comunitarios de salud, sobre la base de Interrogación de la metodología con el Método de Arco, que pretendía potenciar que actúen contra la enfermedad transmitida por el mosquito Aedes aegypti. Resultados: desde la perspectiva del tema, fueron seguidos todos los pasos propuestos por el Método de Arco, como la Observación de la realidad, puntos clave, teorización, hipótesis de solución y aplicación a la realidad. Conclusión: la Metodología de Problematización es una gran estrategia pedagógica para la enseñanza y el aprendizaje en la salud, que ofrece la construcción de un conocimiento crítico-reflexiva y el intercambio de conocimientos entre profesor y alumno. Descriptores: Aprendizaje Basado en Problemas; Aprendizaje Activo; Educación para la Salud.


Palavras-chave


aprendizagem baseada em problemas; aprendizado Ativo; educação em saúde.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i10a11459p3907-3913-2016



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