Paradigmas do saber: uma linha de fuga no ensino de enfermagem

Eva Maria Costa, Roberto Carlos Lyra Silva, Nébia Maria Almeida de Figueiredo, Carlos Roberto Lyra da Silva, Teresa Tonini, Thiago Quinellato Louro

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar as consequências dos conteúdos abordados na disciplina em seus corpos e as experiências extraídas para a Enfermagem. Método: estudo de caso, com abordagem qualitativa, norteado pelas seguintes questões << Vocês compreendem o porquê e o para quê da disciplina Paradigmas do Saber I? >> << Vocês têm, realmente, condições cognitivas para captar o que está sendo apresentado? >> Os participantes foram 20 estudantes inscritos na disciplina Paradigmas de Enfermagem I. Resultados: as categorias surgidas foram: 1. Corpo dividido: a presença de Descartes; 2. Corpo inteiro: um paradigma a ser (re) construído na Enfermagem. Conclusão: houve a desconstrução da noção de corpo partido, revestindo-o para a condição humana, de tudo da vida, de tudo dos modos de viver, ao mesmo tempo em que negam essa condição. Tudo leva a crer que eles indicam uma nova organização das estratégias, que possibilite percorrer o curso de Enfermagem e adentrar no trabalho – a outra vida. Descritores: Conhecimento; Educação em Enfermagem; Metodologia.

ABSTRACT

Objective: to identify the consequences of the contents approached in the discipline in their bodies and the experiences drawn for the Nursing field. Method: it is a case study, with a qualitative approach, guided by the following questions << Do you understand the reasons and objectives of the discipline of Paradigms of Knowledge I? >> << Do you really have cognitive conditions to capture what is being presented? >>.The participants were 20 students enrolled in the discipline Paradigms of Nursing I. Results: The categories that have emerged were: 1.Divided body: the presence of Descartes; 2. Whole body: a paradigm to be (re) constructed in Nursing. Conclusion: There was a deconstruction of the notion of divided body, coating it for the human condition, all of life, all the ways of life, while denying this condition. Everything leads us to believe that they indicate a new organization of strategies, which enables to go through the Nursing course and get into the work - the other life. Descriptors: Knowledge; Nursing Education, Methodology.

RESUMEN

Objetivo: identificar las consecuencias de los contenidos abordados en la disciplina en sus cuerpos y las experiencias extraídas para enfermería. Método: estudio de caso, con abordaje cualitativa, norteado por las siguientes cuestiones << ¿Ustedes comprenden el por qué y para qué de la disciplina Paradigmas del Saber I? >> << ¿Ustedes tienen, realmente, condiciones cognitivas para captar lo que está siendo presentado? >> Los participantes fueron 20 estudiantes inscriptos en la disciplina Paradigmas de Enfermería I. Resultados: las categorías surgidas fueron: 1. Cuerpo dividido: la presencia de Descartes; 2. Cuerpo entero: un paradigma a ser (re)construido en Enfermería. Conclusión: hubo desconstrucción de la noción de cuerpo partido, revistiéndolo para la condición humana, de todo de la vida, de todo de los modos de vivir, al mismo tiempo en que niegan esa condición. Todo lleva a creer que ellos indican una nueva organización de las estrategias, que posibilite recorrer el curso de Enfermería y adentrar en el trabajo – la otra vida. Descriptores: Conocimiento; Educación en Enfermería; Metodología.


Palavras-chave


Conhecimento; educação em enfermagem; metodologia



DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i7a11761p4993-4999-2013



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INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

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