Administração de medicamentos em pediatria: sentimentos vivenciados da teoria à prática acadêmica

Eliane Cristina da Silva, Simone Soares Damasceno, Moema Brandão de Albuquerque, Kenya de Lima Silva, Simone Elizabeth Duarte Coutinho, Elenice Maria Cecchetti Vaz

Resumo


Objetivo: investigar os sentimentos vivenciados pelos discentes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública, referente ao processo de administração de medicamentos em pediatria. Método: estudo descritivo-exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma instituição pública federal de ensino, com doze discentes que cursaram a disciplina Enfermagem na Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente II. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, utilizando um instrumento semiestruturado. Os dados foram analisados com base na técnica de análise temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição mediante Protocolo 388/2011. Resultados: emergiram três temáticas: ansiedade no início da disciplina; satisfação com as aulas teórico-práticas e segurança conquistada no cenário prático. Conclusão: o estudo mostrou que a simulação de situações de cuidado e a reflexão compartilhada de experiências vividas contribuíram para aquisição de segurança dos alunos, despertando-os para a responsabilidade profissional. 

Palavras-chave


sistemas de medicação; enfermagem; pediatria; ensino; aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i12a12375p7048-7054-2013



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