O educar como prática facilitadora do processo de cuidar às mulheres mastectomizadas: revisão integrativa

Felipe Raqui Bordallo, Enéas Rangel Teixeira, Zenith Rosa Silvino, Bárbara Pompeu Christovam, Cristina Lavoyer Escudeiro

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar na literatura as evidências sobre a educação em saúde às mulheres mastectomizadas realizadas pela enfermagem como facilitadoras do processo de cuidar. Método: revisão Integrativa com vista a responder a questão norteadora << Quais as evidências na literatura sobre a Educação em Saúde às mulheres mastectomizadas realizadas pela enfermagem? >>, de publicações entre 2008 e 2012, por meio da integração dos descritores educação em saúde, mastectomia, autocuidado, enfermagem, nas bases de dados Lilacs e Medline, resultando em 15 artigos. Resultados: as ações educativas para as mulheres mastectomizadas foram representadas por grupos de apoio e manuais educativos. Conclusão: novas ações baseadas nos princípios da educação em saúde devem ser implementadas, valorizando as necessidades das mulheres mastectomizadas, com disponibilidade para ouvi-las, horizontalidade na relação interpessoal e na ação educativa, de maneira a desenvolver ações mais eficazes a favor do autocuidado. Descritores: Educação em Saúde; Mastectomia; Autocuidado; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to identify the evidence in the literature about health education for mastectomized women with performed by nurses as facilitators of caregiving.  Method: integrative review in order to answer the research question << What are the evidences in the literature about health education for mastectomized women performed by nursing? >> Of publications between 2008 and 2012, through the integration of health education descriptors, mastectomy, self-care, nursing, in the databases Medline and Lilacs, resulting in 15 articles. Results: educational activities for women with mastectomies were represented by support groups and educational manuals. Conclusion: new actions based on the principles of health education should be implemented, emphasizing the needs of women with mastectomies and disposed to listen to them, horizontality in interpersonal relationships and educational activities, in order to develop more effective actions in favor of self-care. Descriptors: Health Education; Mastectomy; Self Care; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: identificar las evidencias en la literatura sobre educación para la salud para mujeres con mastectomías realizadas por la enfermería como facilitadores de cuidados. Método: revisión integral para responder a la pregunta de investigación << ¿Cuáles son las evidencias en la literatura sobre la educación para la salud para mujeres con mastectomías realizadas por la enfermería? >>, de publicaciones entre 2008 y 2012, a través de la integración de los descriptores de educación para la salud, la mastectomía, el cuidado personal, enfermería, en las bases de datos Medline y Lilacs, dando lugar a 15 artículos. Resultados: las actividades educativas para las mujeres con mastectomías fueron representadas por los grupos de apoyo y manuales educativos. Conclusión: las nuevas acciones basadas en los principios de la educación para la salud se deben implementar, haciendo hincapié en las necesidades de las mujeres con mastectomías y dispuestos a escuchar a ellas, la horizontalidad en las relaciones interpersonales y actividades educativas, con el fin de desarrollar acciones más efectivas a favor del autocuidado. Descriptores: Educación para la Salud; Mastectomía; Auto Cuidado; Enfermería.


Palavras-chave


Educação em saúde;Mastectomia;Enfermagem

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i12a12382p7107-7117-2013



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios