Percepção de estudantes de enfermagem sobre a morte e o morrer: revisão de literatura

Renata de Lima Pessoa, Raimunda Medeiros Germano, Rejane Maria Paiva de Menezes, Francis Solange Vieira Tourinho, Fernanda Aparecida Soares Malveira

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar na produção científica sobre a percepção de estudantes de enfermagem quanto ao processo de morte e morrer. Método: revisão integrativa que teve como questão norteadora << Qual a percepção dos estudantes de enfermagem em relação ao processo da morte e do morrer? >> Foram selecionados artigos disponíveis nas bases de dados Medical Literatura Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como descritores controlados “Educação”, “Morte” e “Enfermagem” e o não controlado “Morrer”, no período de 2004 a 2011. Os dados foram analisados com base no referencial teórico de Hinds, Chaves e Cypress. Resultados: foram categorizados em subtemas, apresentados em quatro eixos: 1. Impacto da morte e do morrer na assistência de enfermagem; 2. Formação em tanatologia e enfermagem, 3. Significados individuais e culturais a respeito da morte e do morrer, 4. Morte e morrer na cultura ocidental. Conclusão: é necessário maior compromisso por parte dos cursos e universidades quanto ao estudo da Tanatologia na formação do enfermeiro. Descritores: Tanatologia; Morte; Estudantes de Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to analyze the scientific literature on the perception of nursing students about the death and dying process. Method: this is an ntegrative review in which has ad guiding question <> Articles were selected which have been available in databases Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences (LILACS ) and the electronic library Scientific Electronic Library Online (SciELO), using as controlled  descriptors  "Education ", "Death" and " Nursing " and as uncontrolled descriptor "Dying", in the period 2004-2011. Data were analyzed based on the theoretical reference of Hinds, Chaves and Cypress. Results: we categorized them into sub-themes which are presented in four areas: 1. the impact of death and dying in nursing care; 2. Training in thanatology and nursing; 3. Individual and cultural meanings about death and dying; 4. Death and dying in Western culture. Conclusion: It is necessary a greater commitment between universities and courses about the study of thanatology in nursing education. Descriptors: Thanatology; Death; Nursing Students.

RESUMEN

Objetivo: analizar en la producción científica sobre la percepción de estudiantes de enfermería sobre al proceso de muerte y morir. Método: revisión integrativa que tuvo como pregunta guiadora << ¿Cuál es la percepción de los estudiantes de enfermería en relación al proceso de la muerte y del morir? >> Fueron seleccionados artículos disponibles en las bases de datos Medical Literatura Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-Americana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS) y en la biblioteca electrónica Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando como descriptores controlados “Educación”, “Muerte” y “Enfermería” y el no controlado “Morir”, en el período de 2004 a 2011. Los datos fueron analizados con base en el referencial teórico de Hinds, Chaves y Cypress. Resultados: fueron categorizados en subtemas, presentados en cuatro ejes: 1. Impacto de la muerte y del morir en la asistencia de enfermería; 2. Formación en tanatología y enfermería, 3. Significados individuales y culturales a respecto de la muerte y del morir, 4. Muerte y morir en la cultura occidental. Conclusión: es necesario mayor compromiso por parte de los cursos y universidades sobre el estudio de la Tanatología en la formación del enfermero. Descriptores: Tanatología; Muerte; Estudiantes de Enfermería.


Palavras-chave


Tanatologia; Morte; Estudantes de Enfermagem

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i12a12384p7127-7132-2013



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