Educação nutricional com pré-escolares em creche baseado no pensamento sociointeracionista: relato de experiência

Selma Petra Sá, Elizabeth Azevedo Azeredo

Resumo


Resumo

Objetivo: relatar a experiência de implantação e implementação das ações preconizadas pela Política Nacional de Nutrição visando à educação nutricional de pré-escolares em creche no Rio de Janeiro. Metodologia: estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre a aplicação das atividades práticas de Educação Nutricional, com pré-escolares de creche universitária, fundamentadas no pensamento sociointeracionista de Vigostsky. Resultados: realizaram-se modificações estruturais, físicas, de recursos humanos e elaboração de atividades por meio de ações lúdicas, além dos cardápios planejados em conformidade com a prática alimentar saudável pensando-se na sociointeração para a apresentação de diversos grupos alimentas como frutas e hortaliças. Conclusão: é fundamental a reformulação das práticas alimentares assim como a implementação de atividades educativas sistematizadas no espaço escolar com vista à promoção da saúde e melhoria

ABSTRACT

Objective: to report the experience of deployment and implementation of actions recommended by the National Nutrition Policy aimed the nutrition education at pre-school nursery in Rio de Janeiro. Methodology: descriptive study, experience report type about the application of practical activities of Nutrition Education, with university pre-school nursery grounded in the thought of social interactionist Vygostsky. Results: structural modifications, physical, and human resources development activities were carried out through playful actions, besides the menus planned in accordance with practice healthy eating thinking in social interaction for the presentation of diverse food groups such as fruits and vegetables. Conclusion: it is fundamental the reformulation of food practices as well as the implementation of systematic educational activities within the school to promote health and improve quality of life. Descriptors: Children; Education; Food

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de implantación e implementación de las acciones preconizadas por la Política Nacional de Nutrición visando la educación nutricional de pre-escolares en guarderías en Rio de Janeiro. Metodología: estudio descriptivo, tipo relato de experiencia sobre la aplicación de las actividades prácticas de Educación Nutricional, con pre-escolares de una guardería universitaria, fundamentadas en el pensamiento socio interaccionista de Vigostsky. Resultados: se realizaron modificaciones estructurales, físicas, de recursos humanos y elaboración de actividades por medio de acciones lúdicas, además de los menús planeados en conformidad con la práctica alimentar sana pensando en la socio interacción para la presentación de diversos grupos alimentares como frutas y hortalizas. Conclusión: es fundamental la reformulación de las prácticas alimentares así como la implementación de actividades educativas sistematizadas en el espacio escolar con vista a la promoción de la salud y mejoría de la calidad de vida. Palabras clave: Niños; Educación; Alimentación.


Palavras-chave


crianças, educação, alimentação

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i12a12402p7247-7253-2013



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