Paradigmas do funcionamento do sistema único de saúde: percepção de um vivente do VER SUS

Vanessa Lôbo de Carvalho, Carilane Barreto da Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a percepção de um vivente do VER-SUS sobre os paradigmas do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência de uma aluna do curso de Fisioterapia no Programa “Vivências e Estágios na realidade do Sistema Único de Saúde – VER-SUS”. Resultados: o projeto VER-SUS tem grande valor no processo de formação dos estudantes, possibilitando a imersão nos serviços de saúde nos três níveis de atenção e a problematização de múltiplas questões que envolvem o SUS, seus desafios, avanços e importância. Tornou-se notável a funcionalidade do sistema, apesar dos seus entraves. Conclusão: a vivência reformula a percepção do estudante sobre o SUS, consequência do processo de desconstrução e reconstrução facilitado pela imersão. Descritores: Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Comunicação Interdisciplinar; Sistema Único de Saúde.

ABSTRACT

Objective: to report the perception of a participant of VER-SUS on the operation paradigms of the Unified Health System (SUS). Method: descriptive study, experience-report type, developed from the experience of a student from the physiotherapy course in the program "Experiences and Internships in the Reality of the Unified Health System - SUS". Results: the project VER-SUS has great value in the student’s formation, allowing the immersion in health services in the three levels of care and the problematization of multiple questions that involve the SUS, their challenges, advances and importance. The functionality of the system, despite its obstacles, became remarkable. Conclusion: the experience reformulates the student’s perception on the SUS, a consequence of the process of deconstruction and reconstruction facilitated by immersion. Descriptors: Health Human Resource Training; Interdisciplinary Communication; Unified Health System.

RESUMEN

Objetivo: relatar la percepción de un alma de VER-SUS de los paradigmas del funcionamiento del Sistema Unificado de Salud (SUS). Método: estudio descriptivo, de tipo experiencia informe, desarrollado a partir de la experiencia de una estudiante del curso de fisioterapia en el programa "Experiencias y Pasantías en la realidad del Sistema Único de Salud - SUS". Resultados: el proyecto VER-SUS tiene un gran valor en el proceso de formación de los alumnos, lo que permite la inmersión en los servicios de salud en los tres niveles de atención y la problematización de varias preguntas que implican el SUS, sus problemas, sus avances y su importancia. Fue notable la funcionalidad del sistema, a pesar de sus obstáculos. Conclusión: la experiencia reformula la percepción de los estudiantes acerca del SUS, una consecuencia del proceso de deconstrucción y reconstrucción facilitado por inmersión. Descriptores: Capacitación de Recursos Humanos en Salud; Comunicación Interdisciplinaria; Sistema Único de Salud.


Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Comunicação Interdisciplinar.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i1a13577p458-461-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios