Saúde em roda: a experiência intersetorial entre saúde e educação

Suellen Gomes Barbosa Assad, Silvia Cristina Pereira dos Santos, Elaine Antunes Cortez, Marcos Paulo Fonseca Corvino, Florseny Leonardo de Souza, Lauanna Malafaia da Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar sobre os problemas de saúde e educação que crianças do primeiro ciclo de aprendizagem apresentam, envolvendo família, profissionais da educação e da saúde. Método: relato de experiência advindo da primeira reunião do Projeto Saúde em Roda que visa a discutir os problemas de saúde e educação que as crianças do primeiro ciclo de aprendizagem apresentam, envolvendo família, profissionais da educação e da saúde, e a partir daí, promover ações de orientação às famílias, problematizando tais situações. Resultados: foi selecionada uma turma da Educação Infantil com faixa etária entre cinco e seis anos devido à especificidade do processo de construção da leitura e escrita que as crianças do último ano da educação infantil e do primeiro ano do ciclo começam a experimentar. Conclusão: a partir destes subsídios, foi notório que ações voltadas para criança nesta fase escolar necessitam de atuação intersetorial entre Saúde e Educação. Descritores: Educação; Ação Intersetorial; Saúde Escolar.

ABSTRACT

Objective: to report health and education problems of children in the first cycle of learning, involving family, education and health professionals. Method: experience report arising from the first meeting of the Health Rounds Project held with the purpose of discussing the health and education problems of children in first cycle of learning, involving family, education and health professionals, and based on this, promoting guiding actions to families, and problematizing such situations. Results: a group of early childhood education aged with children between five and six years was selected due to the specificity of reading and writing process that children of the last year of kindergarten and first year of the cycle begin to experience. Conclusion: these subsidies clearly showed that actions for children in this school stage require intersectoral integration between health and education. Descriptors: Education; Intersectoral Action; School Health.

RESUMEN

Objetivo: relatar sobre los problemas de salud y educación que niños del primer ciclo de aprendizaje presentan, envolviendo familia, profesionales de la educación y de la salud. Método: relato de experiencia de la primera reunión del Proyecto Salud en Rueda que visa discutir los problemas de salud y educación que los niños del primer ciclo de aprendizaje presentan, envolviendo familia, profesionales de la educación y de la salud, e a partir de ahí, promover acciones de orientación a las familias, problematizando tales situaciones. Resultados: fue seleccionada una turma de la Educación Infantil con edad entre cinco y seis años debido a la especificidad del proceso de construcción de la lectura y escrita que los niños del último año de la educación infantil y del primer año del ciclo comienzan a experimentar. Conclusión: a partir de estos subsidios, fue notorio que acciones dirigidas para niños en esta fase escolar necesitan actuación intersectorial entre Salud y Educación. Descriptores: Educación; Acción Intersectorial; Salud Escolar.


Palavras-chave


Educação; Ação Intersetorial; Saúde Escolar

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i1a13578p470-473-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios