Acidentes de motocicleta: perfil e caracterização das vítimas atendidas em um hospital público

Elen Diana Lopes Moraes Ribeiro, Rodson Glauber Ribeiro Chaves, Ana Paula Matos Ferreira, Orquidea da Silva Fernandes, Willian Vieira Ferreira, Hudson Wallença Oliveira e Sousa

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar as características dos acidentes envolvendo motociclistas. Metodologia: estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado no Hospital Municipal de Imperatriz. A amostragem foi do tipo não-probabilística por conveniência, feita com 112 vítimas de trauma por acidente de motocicleta. Os dados foram armazenados e analisados estatisticamente utilizando- se de um banco de dados computadorizado, construído com o programa EPINFO Versão 7.0. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo nº 062/2011. Resultados: a maioria das vítimas era do sexo masculino (89,19%), com faixa etária de 16 a 30 anos (66,07%); (51,79%) solteiros; (65,3%) não possuíam Habilitação. Sobre a característica das lesões, (64,29%) sofreram fratura do tipo interna e quanto à região corpórea lesionada, (43,73%) encontravam-se nos membros inferiores. Conclusão: comprovou-se que a população jovem masculina é a mais afetada e que a conscientização sobre sua vulnerabilidade deve fazer parte da estratégia de prevenção. Descritores: Fratura; Acidentes de Trânsito; Motocicletas; Prevenção de Acidentes.

ABSTRACT

Objective: to analyze the characteristics of accidents involving motorcyclists. Methodology: Cross-sectional study with a quantitative approach held at the Municipal Hospital of Imperatriz. The sample was non-probabilistic by convenience, made with 112 victims of trauma by motorcycle accidents. Data were stored and analyzed statistically, using a computerized database, built with EPINFO Version 7.0. The research project was approved by the Ethics Committee in Research, Protocol Number 062/2011. Results: most of the victims were male (89.19%), 16-30 years old (66.07%); (51.79%) are single; (65.3%) do not have Driver License. The characteristic of the injuries were (64.29%) suffering internal fractures and the injured body region (43.73%) was in the lower limb. Conclusion: it is proven that the young male population is the most affected and that awareness of their vulnerability should be part of the prevention strategy. Descriptors: Fracture; Traffic Accidents; Motorcycles; Accident Prevention.

RESUMEN

Objetivo: analizar las características de los accidentes envolviendo motociclistas. Metodología: estudio transversal con enfoque cuantitativo realizado en el Hospital Municipal de Imperatriz. La muestra fue del tipo no-probabilística por conveniencia, hecha con 112 víctimas de trauma por accidente de motocicleta. Los datos fueron almazenados y analizados estadísticamente, utilizando un banco de datos computadorizado, construido con el programa EPINFO Versión 7.0. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, Protocolo nº 062/2011. Resultados: la mayoría de las víctimas eran del sexo masculino (89,19%), de 16 a 30 años (66,07%); (51,79%) son solteros; (65,3%) no poseen Libreta de conducir. Sobre la característica de las lesiones, (64,29%) sufrieron fractura de tipo interna y la región corpórea lesionada (43,73%) se encontró en los miembros inferiores. Conclusión: se comprueba que la población jóven masculina es la más afectada y que la consciencia sobre su vulnerabilidad debe ser parte de la estrategia de prevención. Descriptors: Fractura; Accidentes de Tránsito; Motocicletas; Prevención de Accidentes.


Palavras-chave


Saúde Pública, Acidente, Prevenção.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i4a13600p7412-7419-2015



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios