Perfil de estudantes de enfermagem com personalidade hardiness ou síndrome de Burnout

Rodrigo Marques da Silva, Luis Felipe Dias Lopes, Ana Lúcia Siqueira Costa, Gabriela Alves Vieira da Silva, Graziela de Souza Alves da Silva, Laura de Azevedo Guido

Resumo


RESUMO

Objetivo: comparar as características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem que apresentam Burnout com aquelas apresentadas pelos alunos Hardy. Método: estudo transversal, analítico e quantitativo. Aplicaram-se um formulário para caracterização sociodemográfica e acadêmica, o Maslach Burnout Inventory e a Escala de Hardiness em 570 discentes. Resultados: a ocorrência tanto do Burnout quanto do Hardiness é maior nos discentes do sexo feminino, solteiros, sem filhos, com idades entre 20 e 24 anos, que não praticam esportes, não são bolsistas, cursam 10 disciplinas, estão no primeiro semestre, satisfeitos com o curso e sem interesse em abandoná-lo. Conclusão: o contexto contribui para o Burnout e resistência ao estresse, o que evidencia que a forma de interpretação do ambiente acadêmico define os desfechos relacionados ao estresse. Descritores: Enfermagem; Esgotamento Profissional; Estresse Psicológico; Estudantes de Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to compare the sociodemographic and academic characteristics of nursing students presenting Burnout and students presenting Hardy. Method: this is cross-sectional, analytical and quantitative study. A form for sociodemographic and academic characterization, the Maslach Burnout Inventory and the Hardiness Scale were applied to 570 students. Results: Burnout and Hardiness are higher among female students, single, without children, aged between 20 and 24 years old, who do not play sports, do not participate in a scholarship, attend 10 subjects, are in the first semester, are satisfied with the course and without interest in abandoning it. Conclusion: the context contributes to burnout and stress resistance, showing that the way the academic environment is interpreted defines stress-related outcomes. Descriptors: Nursing; Burnout; Psychological Stress; Nursing Students.

RESUMEN

Objetivo: comparar las características socio-demográficas y académicas de estudiantes de enfermería que presentan Burnout con aquellas presentadas por los alumnos Hardy. Método: estudio transversal, analítico y cuantitativo. Se aplicaron un formulario para caracterización socio-demográfica y académica, el Maslach Burnout Inventory y la Escala de Hardiness en 570 discentes. Resultados: la ocurrencia tanto del Burnout cuanto del Hardiness es mayor en los discentes del sexo femenino, solteros, sin hijos, con edades entre 20 y 24 años, que no practican deportes, no tienen becas, cursan 10 materias, están en el primer semestre, satisfechos con el curso y sin interés en abandonarlo. Conclusión: el contexto contribuye para el Burnout y resistencia al estrés, lo que muestra que la forma de interpretación del ambiente académico define los resultados relacionados al estrés. Descriptores: Enfermería; Burnout; Estrés Psicológico; Estudiantes de Enfermería.


Palavras-chave


enfermagem; esgotamento profissional; estresse psicológico; estudantes de enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i4a15256p1606-1615-2017



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