Prevenção de acidentes em uma creche: experiência com pais, professores e pré-escolares

Alline Ramos Araújo, Fabiane do Amaral Gubert, Marcela Ariadne Braga Gomes Tomé, Mariana Cavalcante Martins, Nágila Lima Fontenele, Êmile Costa Barros

Resumo


RESUMO

Objetivos: promover atividades educativas para a prevenção de acidentes com pré-escolares, bem como verificar com pais e professores o conhecimento acerca da prevenção de acidentes. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado em uma creche pública. Foram realizadas atividades educativas com as crianças e entrevista com os pais e educadores. Para a análise, usou-se o Método de Interpretação dos sentidos. Resultados: as crianças mostraram maior conhecimento com relação às queimaduras e pouco relacionado ao trânsito. A maioria das famílias é de baixa renda e baixo grau de instrução. Os pais e professores reconheceram a importância do trabalho realizado na creche, mas possuem lacunas no conhecimento. Conclusão: sobre os pais, foi verificada a falta de familiaridade com a creche e com questões relacionadas à aprendizagem de seus filhos. Quanto aos professores, eles precisam de incentivo para que possam buscar conhecimentos nessa área de estudo e o enfermeiro pode contribuir nesse processo mediante concretização das políticas de saúde. Descritores: Acidentes Domésticos; Saúde da Criança; Fatores de Risco; Enfermagem Pediátrica.

ABSTRACT

Objectives: to promote educational activities for the prevention of accidents with pre-school children, as well as to verify parents and teachers’ knowledge about accident prevention. Method: descriptive study, of a qualitative approach, carried out in a public day care center. Educational activities were carried out with the children and interviews were made with parents and educators. For the analysis, the method Interpretation of Meaning was used. Results: children showed greater knowledge regarding burns and little knowledge related to traffic. Most families have low income and low schooling. Parents and teachers recognized the importance of the work performed in the day care center, but they have knowledge gaps. Conclusion: the lack of familiarity with the day care center and with issues related to the learning of their children was verified on the parents. As for teachers, they need encouragement so that they can seek knowledge in this area of ​​study. Nurses can contribute in this process through the implementation of health policies. Descriptors: Accidents, Home; Child Health; Risk Factors; Pediatric Nursing.

RESUMEN

Objetivos: promover actividades educativas para la prevención de acidentes con pre-escolares, así como verificar con padres y profesores el conocimiento acerca de la prevención de accidentes. Método: estudio descriptivo, de enfoque cualitativo, realizado en una guardería pública. Fueron realizadas actividades educativas con los niños y entrevista con los padres y educadores. Para el análisis, se usó el Método de Interpretación de los sentidos. Resultados: los niños mostraron mayor conocimiento con relación a las quemaduras y poco relacionado al tránsito. La mayoría de las familias es de baja renta y bajo grado de instrucción. Los padres y profesores reconocieron la importancia del trabajo realizado en la guardería, pero poseen lagunas en el conocimiento. Conclusión: sobre los padres, fue verificada la falta de familiaridad con la guardería y con perguntas relacionadas al aprendizaje de sus hijos. Referente a los profesores, ellos precisan de incentivo para que puedan buscar conocimientos en esa área de estudio y el enfermero puede contribuir en ese proceso mediante concretización de las políticas de salud. Descriptores: Accidentes Domésticos; Salud del Niño; Factores de Riesgo; Enfermería Pediátrica.


Palavras-chave


Acidentes domésticos; Saúde da Criança; Fatores de risco; Enfermagem Pediátrica.

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i4a15264p1671-1678-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios