Prevenção do abuso sexual da criança: revisão integrativa

Adetola Ibiwumi Ogunjimi, Wanderlei Abadio de Oliveira, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Marta Angelica Iossi Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: avaliar as evidências científicas disponíveis na literatura para entender a importância e o alcance de programas construtivos de educação escolar na prevenção do abuso sexual infantil com ênfase em programas que englobam crianças, adolescentes, professores e pais. Método: literatura integrativa de artigos publicados entre 2010 e 2017, escritos em inglês, português e espanhol. Os bancos de dados de PsychINFO, PubMed/Medline e SciELO foram pesquisados usando os descritores: Ofensas sexuais; Criança; Adolescente; Prevenção primária; Programas; Educação sexual; Escolas. Resultado: houve 18 estudos elegíveis; dos quais seis foram desenvolvidos nos EUA, dois no Canadá e dois no Brasil, e oito estudos em oito países diferentes. Estudos selecionados revelaram a importância do envolvimento dos pais e professores na detecção precoce de abuso sexual em crianças e adolescentes, aumento positivo das habilidades de comunicação e aumento da autoestima. Conclusão: esta revisão indica que os programas de prevenção podem ser efetivos se estiverem bem planejados e executados adequadamente. Descritores: Delitos Sexuais; Criança; Adolescente; Prevenção Primária; Educação Sexual.

ABSTRACT

Objective: assessing available scientific evidence in the literature to understand the importance and scope of constructive school-based education programs in preventing child sexual abuse with emphasis on programs that encompasses both children, adolescents, teachers, and parents. Method: it is an integrative literature of articles published between 2010 and 2017 written in English, Portuguese and Spanish. PsychINFO, PubMed/Medline databases, and SciELO were searched using descriptors: Sex Offences; Child; Adolescent; Primary prevention; Programs; Sexual education; Schools. Result: 18 eligible studies; of which 6 were developed in the USA, 2 studies each from Canada and Brazil, and 8 studies from 8 different countries. Selected studies revealed the importance of parents and teachers’ involvement in early detection of sexual abuse in children and adolescents, positive increase in communication skills and increased self-esteem. Conclusion: This review indicates that the prevention programs could be effective if it is well planned and adequately executed. Descriptors: Sex Offences; Child; Adolescent; Primary Prevention; Sexual Education.

RESUMEN

Objetivo: evaluar la evidencia científica disponible en la literatura para comprender la importancia y el alcance de los programas constructivos de educación escolar en la prevención del abuso sexual infantil, con énfasis en programas que abarcan a niños, adolescentes, maestros y padres. Método literatura integradora de artículos publicados entre 2010 y 2017, redactados en inglés, portugués y español. Las bases de datos PsychINFO, PubMed/Medline, y SciELO fueron investigados con los siguientes descriptores: abusos sexuales; Niño; Adolescente; Prevención primaria; Programas; Educación sexual; Escuelas. Resultado: 18 estudios fueron elegibles; de los cuales 6 fueron desarrollados en los Estados Unidos, 2 estudios en Canadá y dos en Brasil y 8 estudios de 8 países diferentes. Algunos estudios revelaron la importancia de la implicación de los padres y profesores en la detección precoz del abuso sexual en niños y adolescentes, el aumento positivo en las habilidades de comunicación y el aumento de la autoestima. Conclusión: Esta revisión indica que los programas de prevención podrían ser eficaces si están bien planificados y ejecutados adecuadamente. Descriptores: Delitos Sexuales; Niños; Adolescente; Prevención Primaria; Educación Sexual.


Palavras-chave


Sex Offences; Child; Adolescent; Primary prevention; Programs; Sexual education; Schools

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i11a22832p4469-4482-2017



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