Educação popular em saúde, pensamento crítico e os sete saberes

Antonio Jorge Silva Correa Júnior, Thaís Cristina Flexa Souza, Yasmin Martins de Sousa, Sandra Helena Isse Polaro, Mary Elizabeth de Santana, Sílvio Éder Dias da Silva, Jacira Nunes Carvalho

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar sobre a inserção do pensamento crítico e dos sete saberes na Educação Popular em Saúde. Método: estudo qualitativo, descritivo, de análise reflexiva, guiado por revisão narrativa da literatura. Resultados: os sete saberes de Edgar Morin estão uniformemente voltados para a educação popular em saúde pautada na valorização do usuário/educando como homo complexus: remetendo-o para questões ontológicas e solução de problemas mundiais (saberes 3 e 4), enxergando-o compreensivamente na medida em que lhe confere liberdade e diversidade de expressão (saberes 6 e 7) e o enfrentamento das incertezas e do erro e ilusão em contexto de construção dialógica do conhecimento pertinente (saberes 1, 2 e 5). Conclusão: corrobora-se para uma postura profissional totalizante e humana, em uma educação popular em saúde coparticipativa e sensível à consciência dos usuários. As implicações teóricas são concernentes ao envolvimento da enfermagem no pensamento crítico-complexo por intermédio de trabalho qualitativo-participante e no combate de conceitos errôneos sobre educação popular em saúde desde a academia. Descritores: Educação; Educação em Enfermagem; Educação em Saúde; Educação da População; Participação da Comunidade; Enfermagem Holística.

ABSTRACT

Objective: to analyze the insertion of critical thinking and seven types of knowledge in Popular Education in Health. Method: this is a qualitative, descriptive study, reflective analysis, guided by a narrative review of the literature. Results: Edgar Morin's seven types of knowledge are uniformly oriented towards popular education in health based on the valorization of the user/student as homo-complexus: referring it to ontological questions and solving world problems (knowledge 3 and 4), seeing it comprehensively as it confers freedom and diversity of expression (knowledge 6 and 7) and the confrontation of uncertainties and error and illusion in the context of dialogical construction of relevant knowledge (knowledge 1, 2 and 5). Conclusion: it corroborates for a totalizing and human professional posture, in a popular education in co-participative and sensitive health to the conscience of the users. The theoretical implications are related to the involvement of nursing in critical-complex thinking, through qualitative-participant work and in combating misconceptions about popular health education from academia. Descriptors: Education; Education Nursing; Health Education; Population Education; Community Participation; Holistic Nursing.

RESUMEN

Objetivo: analizar sobre la inserción del pensamiento crítico y de los siete saberes en la Educación Popular en Salud. Método: estudio cualitativo, descriptivo, de análisis reflexiva, guiado por revisión narrativa de la literatura. Resultados: los siete saberes de Edgar Morin están uniformemente dirigidos para la educación popular en salud pautada en la valorización del usuario/educando como homo-complexus: remetiéndolo para cuestiones ontológicas y solución de problemas mundiales (saberes 3 y 4), viéndolo comprensivamente a medida que le confiere libertad y diversidad de expresión (saberes 6 y 7) y el enfrentamiento de las incertezas y del error e ilusión en contexto de construcción dialógica del conocimiento pertinente (saberes 1, 2 y 5). Conclusión: se corrobora para una postura profesional totalizante y humana, en una educación popular en salud coparticipativa y sensible a la conciencia de los usuarios. Las implicaciones teóricas son concernientes al envolvimiento de la enfermería en el pensamiento crítico-complejo, por intermedio de trabajo cualitativo-participante y en el combate de conceptos erróneos sobre educación popular en salud desde la academia. Descriptores: Educación; Educación en Enfermería; Educación en Salud; Educación de la Población; Participación de la Comunidad; Enfermería Holística.


Palavras-chave


Educação popular em saúde; pensamento crítico; edgar morin; filosofia;

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i2a231062p537-545-2018



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