Significado da droga para universitárias

Jamila Souza Gonçalves, Silvana Maria Coelho Leite Fava, Elisa Carneiro Pereira, Andrea Cristina Alves, Eliza Maria Resende Dázio

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender o significado da droga entre universitárias. Método: estudo qualitativo, respaldado na abordagem teórico-metodológica Etnografia fundamentada na Antropologia Interpretativa de Geertz. Fizeram parte deste estudo 19 universitárias de uma instituição pública de ensino. Resultados: da interpretação dos dados, emergiram os seguintes temas <<O simbolismo da droga>>, <<O simbolismo da não droga>>. O álcool, o tabaco e os inalantes foram citados como não sendo drogas. Fizeram a distinção entre “droga forte” e “droga fraca” até então não evidenciados em outros estudos. Conclusão: embora, para o senso comum, o ingresso no ensino superior esteja relacionado ao crescimento profissional, existe um outro lado que as instituições de ensino não podem negligenciar. Compete à universidade a educação não apenas para a autonomia profissional, mas também para o respeito pelas escolhas e o acolhimento, a escuta e os encaminhamentos. Descritores: Estudantes; Etnografia; Usuários de Drogas.

ABSTRACT

Objective: to understand the meaning of drugs among university students. Method: qualitative study, supported by the theoretical-methodological approach Ethnography based on Geertz's Interpretive Anthropology. This study included 19 university students from a public educational institution. Results: from the interpretation of the data, the following themes emerged << The symbolism of the drug >>, << The symbolism of non-drug >>. Alcohol, tobacco, and inhalants were cited as not being drugs. They made the distinction between "strong drug" and "weak drug" hitherto not evidenced in other studies. Conclusion: although, for the common sense, the entrance in the higher education is related to the professional growth, there is another side that the educational institutions can not neglect. The university is responsible for education not only for professional autonomy, but also for respect for choices and reception, listening and referrals. Descriptors: Students; Ethnography; Drug Users.

RESUMEN

Objetivo: comprender el significado de la droga entre universitarias. Método: estudio cualitativo, respaldado en el enfoque teórico-metodológico Etnografía fundamentada en la Antropología Interpretativa de Geertz. Se realizaron parte de este estudio, 19 universitarias de una institución pública de enseñanza. Resultados: de la interpretación de los datos, surgieron los siguientes temas << El simbolismo de la droga >>, << El simbolismo de la no droga >>. El alcohol, el tabaco y los inhalantes, fueron citados como no drogas. Se distinguieron entre "droga fuerte" y "droga débil" hasta entonces no evidenciados en otros estudios. Conclusión: aunque, para el sentido común, el ingreso en la enseñanza superior esté relacionado al crecimiento profesional, existe otro lado que las instituciones de enseñanza no pueden descuidar. Es competencia de la universidad la educación no sólo para la autonomía profesional, sino también para el respeto de las elecciones y la acogida, la escucha y los encaminamientos. Descriptores: Estudiantes; Etnografía; Usuarios de Drogas.


Palavras-chave


Estudantes; Etnografia; Usuários de drogas.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a231175p4136-4142-2017



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