Síndrome de Burnout: conhecimento da equipe de enfermagem neonatal

Manuela Fausto Vitorino, Mariana Sousa Dantas Rodrigues, Carla Braz Evangelista, Keyth Sulamitta Lima Guimarães, Jaqueline Brito Vidal Batista, Ana Gláucia Santos Fonsêca, Ana Lúcia Belarmino Araújo, Fabrícia Maria Araújo Bustorff Melo

Resumo


RESUMO

Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem neonatal acerca da Síndrome de Burnout. Método: estudo qualitativo e exploratório realizado com 23 profissionais de enfermagem, que atuam nas unidades de neonatologia de uma maternidade pública, localizada no município de João Pessoa. Para a coleta do material empírico foram aplicados um questionário e um roteiro de entrevista semiestruturada, com Análise de Conteúdo e construção de eixos temáticos. Resultados: o material empírico indicou o perfil da equipe de enfermagem que cuida de neonatos e os seguintes eixos temáticos foram observados: profissionais de saúde e o acometimento por Burnout; sobrecarga de trabalho e o risco de Burnout; esgotamento físico e estresse; Burnout e as consequências para a saúde dos trabalhadores. Conclusão: conclui-se que este trabalho servirá de suporte para auxiliar na indispensabilidade de disseminação do conhecimento sobre a Síndrome de Burnout, com destaque para a enfermagem, já que grande parte dos profissionais de saúde não conhece essa patologia. Descritores: Saúde do Trabalhador; Estresse Ocupacional; Esgotamento Profissional; Equipe de Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Conhecimento.

ABSTRACT

Objective: to evaluate the knowledge of the neonatal nursing team about Burnout Syndrome. Method: qualitative and exploratory study carried out with 23 nursing professionals, who work in the neonatology units of a public maternity unit, located in the city of João Pessoa. For the collection of the empirical material, a questionnaire and a semi-structured interview script were applied, with Content Analysis and construction of thematic axes. Results: the empirical material indicated the profile of the nursing team that cares for neonates and the following thematic axes were observed: health professionals and burnout; work overload and risk of burnout; physical exhaustion and stress; Burnout and the health consequences of workers. Conclusion: it is concluded that this work will serve as a support to help in the indispensability of dissemination of knowledge about Burnout Syndrome, with emphasis on nursing, since most health professionals do not know this pathology. Descriptors: Worker Health; Occupational stress; Professional Exhaustion; Nursing team; Neonatal Nursing; Knowledge. Descritores: Occupational Health; Occupational Stress; Burnout, Professional; Nursing Team; Neonatal Nursing; Knowledge.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el conocimiento del equipo de enfermería neonatal acerca del Síndrome de Burnout. Método: estudio cualitativo y exploratorio, realizado con 23 profesionales de enfermería que actúan en las unidades de neonatología de una maternidad pública, ubicada en el municipio de João Pessoa.  Para la recolección del material empírico, se aplicaron un cuestionario y un guión de entrevista semiestructurada, con análisis mediante técnica de Análisis de Contenido, y construcción de ejes temáticos. Resultados: a partir del material empírico se apuntó el perfil del equipo de enfermería que cuida de neonatos y se formalizaron los siguientes ejes temáticos fueron observados: profesionales de salud y el afecto por Burnout; sobrecarga de trabajo y el riesgo para Burnout; el agotamiento físico y el estrés; y Burnout y las consecuencias para la salud de los trabajadores. Conclusión: se concluye que este trabajo servirá de soporte para auxiliar en la indispensabilidad de diseminación del conocimiento sobre el Síndrome de Burnout, con destaque para la enfermería, ya que gran parte de los profesionales de salud no conoce esa patología. Descritores: Salud Laboral; Estrés Laboral; Agotamiento Profesional; Grupo de Enfermería; Enfermería Neonatal; Conocimiento.


Palavras-chave


Saúde do Trabalhador; Estresse Ocupacional; Esgotamento Profissional; Equipe de Enfermagem; Enfermagem Neonatal; Conhecimento

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i9a234632p2308-2314-2018



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