Pré-carnaval educativo sobre infecções sexualmente transmissíveis com adolescentes escolares

Marks Passos Santos, Alexsandro Batista de Alencar, Shirley Verônica Melo Almeida Lima, Glebson Moura Silva, Carolina Maria de Lima Carvalho, Anny Giselly Milhome da Costa Farre, Leilane Barbosa de Sousa

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar a experiência da condução de uma oficina com adolescentes acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Método: estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, acerca da execução de uma oficina, de abordagem qualitativa, com a presença de 34 alunos da turma do curso de Gastronomia. A faixa etária desses adolescentes era, em média, de 18 anos. Para a coleta de dados, utilizou-se um diário de campo onde dois enfermeiros faziam anotações quanto às suas percepções acerca do comportamento e das expressões dos adolescentes. Resultados: o tema da oficina foi <<Papeando com adolescentes sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis>>. A oficina possibilitou aos adolescentes expressarem pensamentos e construírem conhecimento, tendo como norte suas próprias dúvidas. A partir de cada pergunta, gerava-se uma discussão guiada pelo enfermeiro. Conclusão: é preciso ir além da construção do conhecimento, é necessário que o adolescente realmente aprenda, delineie atitudes benéficas e adote comportamentos favoráveis à saúde. Descritores: Enfermagem; Saúde Sexual; Educação em Saúde; Adolescente.

ABSTRACT

Objective: to report the experience of conducting a workshop with adolescents about Sexually Transmitted Infections. Method: qualitative, descriptive study, type of experience report, about the execution of a workshop, with a qualitative approach, with the presence of 34 students from the Gastronomy course group. The age group of these adolescents was, on average, 18 years old. For the data collection, a field diary was used, where two nurses made notes about their perceptions about the behavior and the expressions of the adolescents. Results: the theme of the workshop was "Pouting with Teens about Sexually Transmitted Infections." The workshop made it possible for teenagers to express their thoughts and construct knowledge, having as their own doubts. From each question, a discussion led by the nurse was generated. Conclusion: it is necessary to go beyond the construction of knowledge, it is necessary that the adolescent really learn, delineate beneficial attitudes and adopt behaviors favorable to health. Descriptors: Nursing; Sexual Health; Health Education; Adolescent. 

RESUMEN

Objetivo: relatar la experiencia de la conducción de un taller con adolescentes acerca de las Infecciones Sexualmente Transmisibles. Método: estudio cualitativo, descriptivo, tipo relato de experiência, acerca de la ejecución de un taller, de abordaje cualitativo, con la presencia de 34 alumnos de la clase del curso de Gastronomía. El grupo de edad de estos adolescentes era, en promedio, de 18 años. Para la recolección de datos, se utilizó un diario de campo, donde dos enfermeros hacían anotaciones en cuanto a sus percepciones acerca del comportamiento y de las expresiones de los adolescentes. Resultados: el tema del taller fue << Charlando con adolescentes sobre Infecciones Sexualmente Transmisibles >>. El taller posibilitó a los adolescentes expresar pensamientos y construir conocimiento, teniendo como norte sus propias dudas. A partir de cada pregunta, se generaba una discusión guiada por el enfermero. Conclusión: hay que ir más allá de la construcción del conocimiento, es necesario que el adolescente realmente aprenda, delinee actitudes benéficas y adopte comportamientos favorables a la salud. Descriptores: Enfermería; Salud Sexual; Educación en Salud; Adolescente.


Palavras-chave


Enfermagem; Saúde Sexual; Infecção Sexualmente Transmissível. Educação em Saúde; Adolescência.

Texto completo:

Untitled (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i12a23503p5116-5121-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios