Síndrome de Burnout: avaliação de risco em professores de nível superior

Priscilla Costa Melquíades Menezes, Érica Surama Ribeiro César Alves, Severino Aires de Araújo Neto, Rejane Marie Barbosa Davim, Renata de Oliveira Guaré

Resumo


RESUMO

Objetivo: avaliar Síndrome de Burnout e fatores de risco associados entre professores de uma instituição de ensino superior. Método: estudo quantitativo, exploratório, descritivo, transversal, com 100 professores, utilizado-se o questionário Maslach Burnout Inventory. Análise dos dados por meio do pacote Statistical Package for Social Sciences (18.0). Na abordagem quantitativa para análise descritiva, os dados foram expressos com recursos e técnicas de estatística por meio de números percentuais e absolutos distribuídos de forma descritiva. Resultados: revelou professores predominantes do sexo feminino, idade entre 31 e 40 anos, casados e renda familiar entre seis e dez salários mínimos. De acordo com a classificação de Burnout, a maioria dos professores (54%) encontra-se no nível intermediário (41 a 60 pontos) que determina fase inicial da síndrome. Conclusão: a fase inicial da síndrome é determinada pela rotina de pressão, esgotamento físico e longas jornadas de trabalho, somando-se também plantões noturnos estressantes, contato diário com enfermos, sofrimento, possibilidade da morte, deixando-os, assim, em condição propícia para o desenvolvimento da SB. Descritores: Esgotamento Profissional; Avaliação da Deficiência; Docentes; Saúde do Trabalhador; Saúde Mental; Enfermagem Psiquiátrica.

ABSTRACT

Objective: to evaluate Burnout Syndrome and associated risk factors in teachers of a higher education institution. Method: this is a quantitative, exploratory, descriptive and transversal study with 100 teachers, using the Maslach Burnout Inventory questionnaire. The data analysis was performed through the Statistical Package for Social Sciences package (18.0). In the quantitative approach for descriptive analysis, the data were expressed using statistical resources and techniques by percentage and absolute numbers distributed in a descriptive way. Results: the study revealed predominant female teachers, aged between 31 and 40 years old, married and family income between six and ten minimum wages. According to the Burnout classification, most teachers (54%) are at the intermediate level (41 to 60 points) that determines the initial phase of the syndrome. Conclusion: the initial phase of the syndrome is determined by the routine of pressure, physical exhaustion and long hours of work, also adding stressful night shifts, daily contact with patients, suffering, the possibility of death leaving them in a condition conducive to the development of BS. Descriptors: Burnout Professional; Disability Evaluation; Faculty; Occupational Health; Psychiatric Nursing.

RESUMEN

Objetivo: evaluar el Síndrome de Burnout y factores de riesgo asociados entre profesores de una institución de enseñanza superior. Método: estudio cuantitativo, exploratorio, descriptivo, transversal, con 100 profesores, utilizado un cuestionario Maslach Burnout Inventory. El análisis de los datos por medio del paquete Statistical Package for Social Sciences (18.0). En el enfoque cuantitativo para análisis descriptiva los datos fueron expresos con recursos y técnicas de estadística por medio de números en porcentajes y absolutos distribuidos de forma descriptiva. Resultados: fueron revelados profesores predominantes del sexo femenino, edad entre 31 y 40 años, casados y con renta familiar entre seis y diez salarios mínimos. De acuerdo con la clasificación de Burnout, la mayoría de los profesores (54%) se encuentr en el nivel intermediario (41 a 60 puntos) que determina fase inicial del síndrome. Conclusión: la fase inicial del síndrome es determinada por la rutina de presión, agotamiento físico y largas jornadas de trabajo, sumándose también guardias nocturnas estresantes, contacto diario con enfermos, sufrimiento, posibilidad de la muerte dejándolos en condición propicia para el desarrollo de la SB. Descriptores: Agotamiento Profesional; Evaluación de la Discapacidad; Docentes; Salud Laboral; Salud Mental; Enfermería Psiquiátrica.


Palavras-chave


Esgotamento Profissional; Avaliação da Deficiência; Docentes

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i11a23541p4351-4359-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios