Distribuição espacial dos cursos de graduação em enfermagem

Erica Silva de Souza Matsumura, Amanda Sousa França, Louyse Melanie Figueiredo Alves, Mahana Karoline Silva da Silveira, Alcines da Silva Sousa Júnior, Katiane da costa Cunha

Resumo


RESUMO

Objetivo: realizar um mapeamento da distribuição espacial das instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação em Enfermagem. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e exploratório. Realizou-se a coleta de dados, por meio de consultas interativas ao sistema virtual do portal do Ministério da Educação, o e-MEC. Permitiu-se gerar um Banco de Dados Geográfico (BDGEO), por meio da indexação das coordenadas geográficas – a latitude e longitude das IES’s, e, os resultados se apresentam em forma de figura. Resultados: evidencia-se, pelos resultados, que os cursos se distribuem da seguinte forma: a região Sudeste possui 43% do total de cursos de graduação em Enfermagem do país seguida da região Nordeste, com 24,12%; da região Sul, com 14,61%; do Centro-Oeste, com 10,96%, e da região Norte, com 7,3% dos cursos. Conclusão: demonstrou-se, no mapeamento, uma disparidade entre as regiões em relação à distribuição das instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação em Enfermagem, com a concentração mais alta em regiões com maior desenvolvimento, dificultando a formação de novos enfermeiros nas regiões dos Estados economicamente desfavorecidos. Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Ensino Superior; Formação Profissional; Ensino em Saúde; Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to perform a mapping of the spatial distribution of higher education institutions offering nursing undergraduate courses. Method: this is a quantitative, descriptive and exploratory study. Data were collected through interactive consultations with the e-MEC e-MEC portal. It was possible to generate a Geographic Database (BDGEO), by indexing the geographical coordinates - the latitude and longitude of the HEIs, and the results are presented in figure form. Results: it is evident from the results that the courses are distributed as follows: the Southeast region has 43% of the total undergraduate Nursing courses in the country followed by the Northeast region, with 24.12%; of the South region, with 14.61%; of the Center-West, with 10.96%, and the North Region, with 7.3% of the courses. Conclusion: a mapping showed a disparity between the regions in relation to the distribution of higher education institutions offering nursing undergraduate courses, with the highest concentration in regions with higher development, making it difficult to train new nurses in the regions economically disadvantaged states. Descritores: Health Education; Nursing; Higher Education; Vocational Training; Health Education; Nursing Education.

RESUMEN

Objetivo: realizar un mapeamiento de la distribución espacial de las instituciones de enseñanza superior que ofrecen cursos de graduación en Enfermería. Método: se trata de un estudio cuantitativo, descriptivo y exploratorio. Se realizó la recolección de datos, por medio de consultas interactivas al sistema virtual del portal del Ministerio de Educación, el e-MEC. Se permitió generar un Banco de Datos Geográficos (BDGEO), por medio de la indexación de las coordenadas geográficas - la latitud y longitud de las IES's, y, los resultados se presentan en forma de figura. Resultados: se evidencia, por los resultados, que los cursos se distribuyen de la siguiente forma: la región Sudeste posee el 43% del total de cursos de graduación en Enfermería del país seguida de la región Nordeste, con el 24,12%; de la región Sur, con el 14,61%; del Centro-Oeste, con el 10,96%, y de la región Norte, con el 7,3% de los cursos. Conclusión: se demostró, en el mapeamiento, una disparidad entre las regiones en relación a la distribución de las instituciones de enseñanza superior que ofrecen cursos de graduación en Enfermería, con la concentración más alta en regiones con mayor desarrollo, dificultando la formación de nuevos enfermeros en las regiones de los Estados económicamente desfavorecidos. Descritores: Educación en Salud; Enfermería; Enseñanza Superior; Formación Profesional;  Enseñanza en Salud; Educación en Enfermería.


Palavras-chave


Educação em Saúde; Enfermagem; Ensino Superior; Formação Profissional; Ensino em Saúde; Educação em Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i12a236270p3271-3278-2018



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