Perder um irmão até à adolescência - a experiência e o significado na vida adulta

Sílvia da Encarnação de Barros Ramos

Resumo


Objetivo: descrever a experiência de perder um irmão durante a infância e a adolescência, o seu significado para a vida adulta e identificar as implicações para assistência no âmbito da saúde, em particular para a enfermagem. Métodos: estudo fenomenológico de natureza interpretativa, no qual participaram vinte e uma pessoas da comunidade, selecionadas intencionalmente, respeitando critérios previamente estabelecidos. Para a colheita da informação foram realizadas entrevistas não-estruturadas e necessariamente em profundidade. Resultados: O fenómeno revelou-se pela narrativa das participantes através de cinco temas comuns que foram denominados: “Ecos da vivência do luto fraterno”; “À procura de uma justificação”; “A felicidade é momentos!”; “Fontes de força interior” e “A vida e a saúde hoje”. Conclusões: a vivência de um processo de luto fraterno durante a infância ou adolescência moldou a vida dos participantes, especificamente os comportamentos face às suas relações e, mais tarde, o significado atribuído à saúde. Reconhece-se a importância na identificação dos sinais e das caraterísticas de uma perda fraterna experienciada durante a infância ou adolescência, e da avaliação do impacto da mesma na sua vida e das suas famílias, que podem fundamentar uma intervenção de enfermagem planeada com vista a minimizar os efeitos que possam surgir na vida adulta. Identifica-se o impacto da morte da criança na vida dos irmãos e de outros conviventes e o modelo de intervenção que aborda necessariamente a relação de ajuda à família enlutada, de forma integrada.


Palavras-chave


criança; adolescente; luto; luto fraterno; enfermagem

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