Representações sociais de discentes sobre o preservativo feminino

Alexia Aline da Silva Moraes, Cleuma Sueli Santos Suto, Jones Sidnei Barbosa de Oliveira, Carle Porcino, Sérgio Corrêa Marques, Eliana do Sacramento de Almeida

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar as representações sociais de discentes de escolas públicas sobre o preservativo feminino. Método: trata-se de estudo qualitativo, exploratório e descritivo, apoiado na Teoria das Representações Sociais, com 94 estudantes do ensino médio de escolas públicas, utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras com o termo indutor “preservativo feminino”, a análise dos dados deu-se por meio do software de análise textual IRAMUTEQ que originou uma figura de similitudes e a nuvem de palavras. Resultados: as discentes representaram o preservativo feminino como possibilidade de “sexo seguro” e importante tecnologia que favorece a autonomia, a prevenção, a proteção de infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez não planejada, mas a ausência de familiaridade com o método e as relações de gênero foram identificadas como fatores que dificultam a utilização. Conclusão: constatou-se que o preservativo feminino é importante para ‘prevenção de doenças e proteção contra a gravidez’, isso implica no processo teórico prático acerca da importância da educação em saúde e aumento da adesão do preservativo feminino nas relações sexuais. Descritores: Estudantes; Preservativo Feminino; Sexualidade; Saúde da Mulher; Teoria Social; Educação em Saúde. 

ABSTRACT

Objective: to identify the social representations of public school students about the female condom. Method: a qualitative, exploratory and descriptive study supported by the Theory of Social Representations, with 94 high school students from public schools, the Free Speech Association technique was used with the term "female condom". Data analysis was done through the IRAMUTEQ textual analysis software that originated a figure of similarities and the word cloud. Results: the students represented the female condom as a possibility of "safe sex" and an important technology that favors autonomy, prevention, protection from sexually transmitted infections and unplanned pregnancy, but lack of familiarity with the method and relations of gender identified as factors that make it difficult to use. Conclusion: it was found that the female condom is important for 'prevention of diseases and protection against pregnancy', this implies in the practical theoretical process about the importance of health education and increase of female condom adherence in sexual relations. Descriptors: Students; Female Condoms; Sexuality; Women’s Health; Social theory; Health Education.

RESUMEN

Objetivo: identificar las representaciones sociales de los discentes de escuelas públicas sobre el preservativo femenino. Método: se trata de un estudio cualitativo, exploratorio y descriptivo, apoyado en la Teoría de las Representaciones Sociales, con 94 estudiantes de la enseñanza media de escuelas públicas, se utilizó la Técnica de Asociación Libre de Palabras con el término inductor "preservativo femenino", el análisis de los datos se dio a través del software de análisis textual IRAMUTEQ que originó una figura de similitudes y la nube de palabras. Resultados: los discentes representaron el preservativo femenino como posibilidad de "sexo seguro" e importante tecnología que favorece la autonomía, la prevención, la protección de infecciones sexualmente transmisibles y del embarazo no planificado, pero la ausencia de familiaridad con el método y las relaciones de género fueron identificadas como factores que dificultan la utilización. Conclusión: se constató que el preservativo femenino es importante para la prevención de enfermedades y protección contra el embarazo, lo que implica en el proceso teórico práctico acerca de la importancia de la educación en salud y aumento de la adhesión del preservativo femenino en las relaciones sexuales. Descriptores: Estudiantes; Preservativo Femenino; La sexualidad; Salud de la Mujer; Teoría Social; Educación en Salud.


Palavras-chave


Estudantes; Preservativo feminino; Sexualidade; Saúde da Mulher; Teoria Social; Educação em Saúde

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i10a236590p2759-2765-2018



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